quinta-feira, 21 de março de 2013

Etiqueta no hospital


Imagem: http://3.bp.blogspot.com

Toda visita, seja hospitalar ou não, merece uma antecipação. Se não for um familiar próximo, então ligue para a família da pessoa ou para o hospital para saber se a pessoa pode receber, se quer receber e quais os horários.

1. Nunca sente na cama e evite o contato físico com o paciente.

2. Evite levar flores (apesar de ser um gesto delicado), alguns quartos são pequenos e estas ficarão próximas ao paciente. Deixe para enviá-las quando o paciente já estiver em casa.

3. É recomendável levar uma lembrancinha como livros, revista, bichos de pelúcia e até frutas e guloseimas (chocolates, por exemplo) caso o paciente não esteja em uma dieta especial. 

4. Se for uma maternidade, só visite se for da família e/ou amigo próximo. Deixe para visitar em casa, depois de uma semana, 15 dias até 3 meses quando a mãe certamente estará em melhor condições. Leve uma lembrancinha para o bebê e também para os irmãos. Se for enviar flores escolha as delicadas, com menos cheiro e de cor clara.

5. Nunca faça barulho durante as visitas. Fale baixo. E mantenha assuntos leves e divertidos. Nada de tragédias ou temas polêmicos.

6. Se o visitado estiver passando mal, dormindo, sendo submetido a algum procedimento ou no horário das refeições convém aguardar fora do quarto ou voltar outra hora.

7. Permaneça por 15 minutos em média. Mate sua saudade, deixe sua lembrança, pergunte novidades, contudo não se extenda demais, a não ser que seja solicitado.
8. Evite colocar perfumes, maquiagem, saltos e roupas sensuais.

9. Se o quarto de hospital for partilhado, cumprimente os restantes doentes e suas visitas quando chegar e quando sair, se achar oportuno estime também melhoras.

10. Ligue atecipadamente para saber a idade mínima para os visitantes. Normalmente crianças não podem entrar. Caso seja permitidó, a criança deverá ficar o menor tempo possível e próximo ao responsável.


Abraços,
Chris Millard

Nenhum comentário:

Postar um comentário