quarta-feira, 27 de março de 2013

Dia de quê? Dia mundial do Teatro

Imagem: Internet
27 de março: Dia Mundial do Teatro. A comemoração foi estabelecida em 1961 pelo Instituto Internacional do Teatro, órgão ligado à Unesco.

O teatro originou-se nas danças ritualísticas das sociedades primitivas. Por volta do século V a.C., passou a representar lendas relativas a deuses e heróis, tendo florescido em diversas partes do mundo, como Índia, Egito, Grécia e China. É uma das mais antigas e veneráveis artes criadas pelo homem.

"(...) Ir ao teatro é como ir à vida sem nos comprometer..."
Carlos Drummond de Andrade

Apresentando pessoas

Imagem: Internet
O básico para apresentação é: "Quem quer que esteja se apresentando ou sendo apresentado deve olhar para a pessoa e ser simpático." E lembre-se que a pessoa mais importante é quem recebe a outra e tem seu nome falado primeiro.

1. Apresentar o homem a mulher. (Exemplo: Amélie este é o Leon...)
2. Apresentar a pessoa mais jovem para a mais velha.
3. Apresentar um colega para o cliente.

No trabalho, as pessoas com maior cargo cabe a iniciativa de estender a mão. Nos outros locais ou ambientes sociais a iniciativa cabe ao mais idoso, ao "mais" importante e às mulheres.

Ao cumprimentar alguém que pouco se conhece ou acabou de ser apresentado basta o aperto de mão. O beijinho e/ou abraço pode ser invasivo no ambiente do trabalho, mas é aceitável em ambientes sociais.

Ao ser apresentado, se estiver sentada a pessoa deve se levantar. (Esta regra somente para homens). As mulheres só se levantam se a pessoa apresentada for a anfitriã ou uma senhora de idade.

O "olá" e "como vai" são considerados cumprimentos padrões, deixe o "muito prazer" ou "foi um prazer" para o final da conversa.

Se for apresentar uma pessoa para a outra e quiser fazer elogios, faça para as duas pessoas. Fica extremamente deselegante apenas uma pessoa ter suas qualidades enumeradas.

Para apresentar alguém a um grupo, aproveite o momento em que estiverem reunidos e faça uma apresentação breve. Exemplo: "Oi pessoal, queria apresentar a vocês o Fulano de tal. Se for no meio empresarial vale a pena falar rapidamente a experiência profissional do mesmo.

Muito bem lembrado pela Danuza Leão quando for apresentar duas pessoas procure dizer algo em comum entre elas como um amigo, time favorito, hobby, mas nunca uma namorada. rs!

Simples assim...
Chris Millard

segunda-feira, 25 de março de 2013

Transformação...

http://2.bp.blogspot.com

"A transformação pessoal requer substituição de velhos hábitos por novos." W. A. Peterson
"(...) Cuide para não conceituar pessoas por seu histórico, por suas origens ou por o que ela aparenta. Isto pode levar a sérios equívocos. Um homem não é as roupas que veste, não é o lugar de onde veio, nem é o que fez no passado. Conceituar as pessoas pelo o que fizeram no passado é não confiar na própria evolução do indivíduo, e está claro que todos os indivíduos evoluem em suas vidas.

Além disso, há muito sobre a vida de uma pessoa e seus supostos erros que escapam ao conhecimento e à compreensão de todos, por que há coisas que são essencialmente íntimas, e não é lícito fazer julgamento nenhum, que dirá daquilo que não se tem total conhecimento. (...)
 
Sim, uma pessoa pode regredir também, mas não é olhando o passado dela que você observará isso, mas com os olhos fitos no presente.
Mesmo que tenham cometidos erros gravíssimos no passado, é possível que essas pessoas se recuperem e evoluam de modo surpreendente, bastando que encontrem ambiente favorável e, no sorriso das pessoas, uma segunda chance."

Rubem Alves resume bem "A alma é uma borboleta… Há um instante em que uma voz nos diz que chegou o momento de uma grande metamorfose."

Abraços,
Chris Millard

Texto de Augusto Branco

sexta-feira, 22 de março de 2013

A volta do sapato branco?


Imagem: Internet reprodução
Blog http://www.chiquechix.com.br outubro/2012
 
Na moda nada se cria, nada se perde, tudo se tranforma. Na bem verdade as tendências são inspiradas em "alguém" ou é uma releitura de alguma época. Simples assim!

Assim como a bolsa branca, os sapatos brancos também já enfrentaram preconceito, eram bregas. Mas agora estão de volta! Algumas coleções brasileiras investiram na cor como detalhe e nas estampas. Mas no próximo tudo indica que o "sapato branco" voltará com força total. As coleções de Spring/Summer 2013 das marcas internacionais estão trazendo pares de sapatos brancos branquíssimos. O que vocês acham?

Abraços,
Chris Millard

quinta-feira, 21 de março de 2013

Etiqueta no hospital


Imagem: http://3.bp.blogspot.com

Toda visita, seja hospitalar ou não, merece uma antecipação. Se não for um familiar próximo, então ligue para a família da pessoa ou para o hospital para saber se a pessoa pode receber, se quer receber e quais os horários.

1. Nunca sente na cama e evite o contato físico com o paciente.

2. Evite levar flores (apesar de ser um gesto delicado), alguns quartos são pequenos e estas ficarão próximas ao paciente. Deixe para enviá-las quando o paciente já estiver em casa.

3. É recomendável levar uma lembrancinha como livros, revista, bichos de pelúcia e até frutas e guloseimas (chocolates, por exemplo) caso o paciente não esteja em uma dieta especial. 

4. Se for uma maternidade, só visite se for da família e/ou amigo próximo. Deixe para visitar em casa, depois de uma semana, 15 dias até 3 meses quando a mãe certamente estará em melhor condições. Leve uma lembrancinha para o bebê e também para os irmãos. Se for enviar flores escolha as delicadas, com menos cheiro e de cor clara.

5. Nunca faça barulho durante as visitas. Fale baixo. E mantenha assuntos leves e divertidos. Nada de tragédias ou temas polêmicos.

6. Se o visitado estiver passando mal, dormindo, sendo submetido a algum procedimento ou no horário das refeições convém aguardar fora do quarto ou voltar outra hora.

7. Permaneça por 15 minutos em média. Mate sua saudade, deixe sua lembrança, pergunte novidades, contudo não se extenda demais, a não ser que seja solicitado.
8. Evite colocar perfumes, maquiagem, saltos e roupas sensuais.

9. Se o quarto de hospital for partilhado, cumprimente os restantes doentes e suas visitas quando chegar e quando sair, se achar oportuno estime também melhoras.

10. Ligue atecipadamente para saber a idade mínima para os visitantes. Normalmente crianças não podem entrar. Caso seja permitidó, a criança deverá ficar o menor tempo possível e próximo ao responsável.


Abraços,
Chris Millard

quarta-feira, 20 de março de 2013

O que vestir no Outono?


Imagem: http://blog.ipo.com.br
A estação intermediária entre verão e inverno começou hoje e vai até 20 de junho. Nessa estação as temperaturas variam muito, então é muito fácil nos depararmos com a dupla "bota e cachecol" como também com roupas com a "cara" do verão. Esta com certeza é a estacão mais democrática de todas.
 
Para não errar prefira roupas um pouco mais leves já que durante o dia ainda é possível um sol. Por segurança tenha um agasalho (cardigans, jaquetas acinturadas ou parkas) na bolsa. Já está liberado cachecol e echarpes de tecidos mais leves e tudo que seja "meia estação". Estamos ainda no pré inverno então deixe as botas, casacos mais pesados, cachecol de lã, trench coat com tecidos mais quentes para junho.
 
Tendência outono/ inverno 2013:
1. Estampa camuflada em looks e acessórios.
2. Tons verdes militares, mostarda, petróleo e azuis noturnos. Para combinar com tons terrosos e tecidos naturais.
3. Estilo barroco nas roupas, "brocado em dourado". (Mas use com moderação!)
4. Sim, o crucifixo voltou remetendo ao estilo gótico. (Seja em forma de estampas ou em acessórios.)
5. Burgundy a cor que apareceu tímida no inverno 2012 promete voltar.
6. Rendas, aplicações em tachas ou spikes, bordados 3D.
7. Estampa de onça. É o tipo de peça que nunca se perde, pode até ficar escanteada por um tempo, mas sempre volta!
8. Como sempre couro e similares. Mas no pré inverno combine com peças de tecidos mais leves.
9. Listras e peças que modelam a silhueta por meio de cortes e/ou faixas com blocos de cores.
10. Cinturas ajustadas, saias pregueadas ou lápis, peças com babados estampas florais e petit poá.

Abraços,
Chris Millard

terça-feira, 19 de março de 2013

O tamanho ideal para os cabelos

Imagem: Família Addams e o primo Itt que é literalmente uma montanha de cabelos
http://www.toptenz.net
Difícil falar em tamanho ideal para os cabelos pois depende de vários fatores como personalidade, tipo físico, formato do rosto, estrutura do fio, profissão, idade e até mesmo a estação do ano... O importante é que idependente do tamanho escolhido esteja bem cuidado!

Curtos:
Textura do cabelo: Combina com todo tipo de fio
Peso e altura: Mulheres mais altas devem evitar cortes muito curtos.
Formato do rosto: Como salienta as feições, é indicado para quem tem traços delicados.
Personalidade: Ousadas, modernas e descoladas. Especialmente quem é supersegura de si e não teme desfilar um visual fora dos padrões. Como rejuvenesce, também é indicado para mulheres maduras.


Cortes médios:
Textura do cabelo: Todos os tipos de fios se adaptam ao comprimento na altura dos ombros. Até mesmo armados e cacheados.
Peso e altura:  Neutro, pode ser usado por altas, magras, gordinhas e baixinhas, sem restrições.
Formato do rosto: Harmoniza qualquer traço. O cabeleireiro deve, apenas, fazer pequenos ajustes no corte – por exemplo, acrescentar uma franja longa e repicada para suavizar rostos arredondados
Personalidade: Reflete praticidade, competência e seriedade, ideal para quem quer se destacar profissionalmente. É um corte clássico e sobretudo elegante.


Longos:
Textura do cabelo: Não aconselhável para fios muito crespos e nem para os ultralisos.
Peso e altura: Se tem menos de 1.60 m está vetado! De 1.60m a 1.65m use com moderação. Prefira o comprimento na altura dos seios. Se estiver muito acima do peso evite.
Formato do rosto: Indicado para rostos ovais, pois suaviza bochechas redondas e faces largas (com repicado nas laterais). Rostos angulosos pedem repicados mais suaves, que comecem da linha do queixo para baixo.
Personalidade: Transmite sensualidade. E exige maior cuidado na manutenção como hidratação frequente e corte de pontas duplas e/ou ressacadas.


Fonte: Site http://www.abril.com.br Publicação em 12/2008

Mau hálito: o bafo de onça!


Imagem: http://2.bp.blogspot.com
 
Como avisar para o amigo que ele tem mau hálito? Situação difícil. "(...) É muito constrangedor para quem avisa e para a pessoa avisada", diz Marcos Moura, presidente da associação e dentista habilitado no tratamento de halitose. Existem várias empresas que avisam através de um sutil e-mail o problema sem identificar o "amigo" solicitante.

Alguns alimentos exigem mais atenção após consumir: alho, peixe, repolho, couve, cebola, ovos, brocólis, carne vermelha e também vale lembrar que álcool e cigarro atrapalham o bom hálito.

Para manter o hálito algumas atitudes simples como higienização após as refeições, alimentação adequada e ingestão de água. As pastilhas, balas e sprays disfarçam cheiros, mas não tratam a causa do mau hálito.

A Halitose tem inúmeras causas e na maioria dos casos a origem está na boca ou alimentação inadequada. Está na dúvida se tem mau hálito? Coloque as mãos em forma de concha, sopre e cheire.

Enfim nem tudo está perdido...

Conheça o Site: http://www.abha.org.br/

Fonte:
Livro Pequeno manual da etiqueta sexual por Rosangela Petta e Patrícia Zaidan
Livro Beijos Coisas que todo mundo quer saber Por Nick Fisher

quarta-feira, 13 de março de 2013

Santa Paciência!


Imagem: http://www.hierophant.com.br

"Ante as dificuldades do cotidiano, exerçamos a paciência, não apenas em auxílio aos outros,  mas igualmente a favor de nós mesmos." ¹

Há dias em que tudo dá certo… E outros em que nem tudo dá certo, e nestes dias precisamos de... Paciência, mas muita paciência mesmo... Nunca foi fácil ser paciente, mas provavelmente é mais difícil hoje em dia do que em qualquer outra época na história.


Paciência é manter um controle emocional equilibrado, sem perder a calma, ao longo do tempo. Consiste basicamente de tolerância a erros ou fatos indesejados. É a capacidade de persistir em uma atividade difícil, tendo ação tranquila e acreditando que irá conseguir o que quer. É saber esperar o momento certo para certas atitudes. É a capacidade de ouvir alguém com calma e atenção, sem ter pressa. É a capacidade de se libertar da ansiedade. 


Diz-se que dentre as sete virtudes, a mais difícil de desenvolver é a paciência, mas uma vez desenvolvida, esta traz inúmeros benefícios. Gente paciente vive mais e é muito mais feliz além de tornar o ambiente a sua volta mais tranquilo! Ser paciente exige o controle total dos nossos pensamentos, palavras e ações. 


Falar é fácil, mas praticar é um pouco mais complicado. Exige atenção, esforço e persistência. E não se engane acreditando que ser paciente é o mesmo que ser passivo. Na realidade, ser paciente se trata de saber gerenciar a si mesmo, o que requer atenção redobrada diante do nosso próprio comportamento... O auto controle é peça chave para ter paciência. Ou seja é uma perda de tempo tentar controlar os outros ou as circunstâncias


A paciência é sobretudo uma caridade quando praticada nos relacionamentos interpessoais. Nessas horas devemos deixar claro que tipo de pessoa somos, quem é que de fato está no poder de nossa mente, quem nos controla... Afinal a minha paciência não pode depender das atitudes do outro!


Abraços,
Chris Millard

Fonte: Wikipédia
Trechos do texto de Richard Simonetti
¹ Do livro Encontro Marcado de Emmanuel por Chico Xavier

terça-feira, 12 de março de 2013

O céu não é o limite!

Imagem: http://sp2.fotolog.com/photo/18/28/117
Qual é o limite para as redes sociais?! As redes sociais não deixam de ser extensões de nossos espaços reais. Mas o que é aceitável ou não? Isto depende exclusivamente de cada um, da somatória do bom senso, da educação, da cultura, da necessidade de exposição e autoafirmação.
Quantos "amigos virtuais" você tem? Segundo um estudo de Robin Dunbar, antropólogo da Universidade de Oxford o cérebro humano é capaz de administrar no máximo 150 amigos em redes sociais. Para ele não adianta se gabar das centenas ou milhares de amigos virtuais, já que seu número de contatos reais e frequentes serão em média esta quantidade de pessoas. (Fonte James Della Valle, de INFO Online, 25 de janeiro de 2010)
Quem é este/ esta no seu perfil? Pergunta frequente. Existem duas situações em que esta pergunta pode ser feita. A primeira se seu filho usa a rede e você como pai/mãe quer protegê-lo. A Segunda situação se seu conjuge deseja saber. Fora isto você não precisa responder para um "amigo em comum" de onde conhece o outro. Este é um exemplo de curiosidade indelicada.
Use as opções de privacidade oferecidas por cada rede social para a sua própria segurança. Lembre-se você não é obrigado a aceitar marcações em fotos, assuntos, grupos, discussões e etc. Quer reclamar? Sim é seu direito. Mas cuidado ao fazer nas redes sociais, procure primeiro a empresa/pessoa em questão.
Sim a rede social é um livro aberto, mas lembre-se você é o autor! Cada um com seus limites e critérios. E neste caso certamente o céu não é o limite!
Abraços,
Chris Millard

sexta-feira, 8 de março de 2013

Etiqueta para o "Hashi"


Imagem: http://culturanihon.blogspot.com.br

Hashi: Os talheres(palitinhos) de madeira para culinária japonesa. 

Qual a etiqueta para usar o hashi?
1. Devem ser usados para pinçar os alimentos, nunca espetá-los.
2. A maneira correta de descansar o hashi é colocá-lo com os cabos apoiados sobre a borda direita do prato ou bandeja onde esta servido o alimento ou sobre "bases" específicas para isto.
3. Quando for sopa, o correto é beber o caldo e depois comer os alimentos em pedaços usando o hashi. Pode segurar a tigela (chawan) com as duas mãos.
4. Os alimentos maiores podem ser dividos (ainda no prato) usando o hashi.
5. Indelicado apontar o hashi para as pessoas que estão na mesa.
6. É usado com a mão direita, mas permitido com a mão esquerda para os canhotos.
7. Como manusear:
Imagem: http://gourmetsan.com.br

quinta-feira, 7 de março de 2013

Dia da Mulher

Imagem: Internet
Mulher Maravilha
Dia da mulher: Todos os dias!
Desejamos um feliz dia nesta data especial e nos próximos 364 dias...

A data: Dia Internacional da mulher
"Celebrado em 8 de março, tem como origem as manifestações das mulheres russas por melhores condições de vida e trabalho e contra a entrada da Rússia czarista na Primeira Guerra Mundial. Essas manifestações marcaram o início da Revolução de 1917. Entretanto a ideia de celebrar um dia da mulher já havia surgido desde os primeiros anos do século XX, nos Estados Unidos e na Europa, no contexto das lutas de mulheres por melhores condições de vida e trabalho, bem como pelo direito de voto." Fonte Wikipédia

Perfumes que amamos ou odiamos!

Imagem: http://www.cortissa.com.br 2009
Os perfumes tem este poder de incitar emoções ou lembranças. E os perfumes marcantes nós amamos ou odiamos... Gosto, cada um com o seu! Mas costumo dizer que alguns são perfumes perigosos.  Os mais conhecidos:

Giorgio Armani Acqua Di Gio Pour Homme (Amo "de paixão"!)
One Million paco rabanne (Adoro!)
Jean Paul Gaultier masculino (Gosto muito...)
Armani Code Masculino (Gosto!)
Eternity Calvin Klein (Bom, mas com moderação)
Allure Sensuelle Chanel (Gosto, mas com moderação...)
L'eau d'issey by Issey Miyake (Gosto médio...)
Dolce Gabbana (Depende do modelo. O Blue é bom, rs!)
Chanel nº5 (Muito marcante... Todo cuidado é pouco!)
Angel Thierry Mugler (Enjoativo!)
Kouros  Yes Saint Laurent (Odeio!)
Azzaro (Detesto!)


Algumas dicas:
Durante o dia e no verão opte pelas fragrâncias mais leves e suaves, refrescantes, cítricas. Os perfumes mais fortes e marcantes devem ser usados a noite e/ou no inverno. E não exagere na dose.

Não passe perfume e entre em lugares fechados como elevador, por favor!

Na hora de aplicar escolha os lugares onde há mais circulação sanguínea como a nuca, pulso, atrás das orelhas e atrás dos joelhos. Escolha no máximo 3 pontos para aplicar.

Nunca aplique seu perfume sobre a roupa, pode manchar o tecido e o cheiro ficará impregnado.

Se for a um jantar e/ou degustação de vinhos não exagere e evite aplicar no colo devido à proximidade com o nariz.

Se for visitar alguém no hospital ou acamados evite também passar perfumes fortes.

Vale o bom senso, para não errar na dose e contaminar o ar alheio. O perfume deve ser agradável tanto para quem usa, quanto para quem está por perto.

Matérias relacionadas:
Perfumes mais vendidos:
http://sofistetiqueta.blogspot.com.br/2011/11/os-perfumes-mais-vendidos-no-mundo.html

Como escolher um perfume:
http://sofistetiqueta.blogspot.com.br/2011/11/como-escolher-um-perfume.html

Entenda a concentração dos perfumes:
http://sofistetiqueta.blogspot.com.br/2011/09/entenda-concentracao-dos-perfumes.html

Perfumes para eles:
http://sofistetiqueta.blogspot.com.br/2011/11/perfumes-para-eles.html

Então, é isto. Seja um perfumado elegante.
Abraços,
Chris Millard