sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

Cortesia...


Frase Livro Etiqueta e boas maneiras, por Martha Calderaro 1983

O termo cortesia, no âmbito do comportamento humano, refere-se qualidade de uma pessoa que é cortês. Pode significar uma maneira delicada e civilizada de agir, cumprimentar ou mesmo um gesto de doação ou favor para outra pessoa. 

Cortesia também pode ser dar prioridade à maneira de expressão, ação e gestos de outrem e esperar momento oportuno para expor e defender suas convicções, concordando ou discordando gentilmente.

Como disse sabiamente Claudia Matarazzo "(...) A vida pode ser muito melhor e mais simples se incorporarmos pequenos gestos e atitudes que podem fazer a maior diferença no nosso cotidiano e - claro - também na vida..."

Não use a falta de tempo como desculpa para não ser gentil, educado, cortês... Um "por favor" e um "obrigada" gastam menos de dois segundos e fazem toda a diferença! 

Um elogio sincero melhora em muito para quem recebe...

Em supermercados, bancos e filas em geral não faltam ocasiões para ser gentil. Deixe aquela grávida ou senhora idoso, digo, melhor idade passarem na frente, é o mínimo que você pode e deve fazer.

No trânsito mesmo que esteja com pressa, vá com calma e deixe o dono da rua, diferentão, imbecil, nervoso, louco, atacado ou estressado, seguir na sua frente. Seu bem estar vale mais... E sua educação nem se compara...

Respeitar a opinião e escolha do outro, não é nem cortesia é educação básica mesmo... Qualquer tipo de intolerância é ignorância. Ponto final.

E o que dizer das redes sociais?! Tudo tem limite!!! Se o seu comentário, postagem, foto ou vídeo na rede social vai denegrir, ofender, causar polêmica, repulsa ou constrangimento para quaisquer envolvidos não faça. Não seja um babaca digital!!! Lembre-se assédio por redes sociais também é crime da mesma forma! Utilize a cortesia em todos os setores da sua vida... E caso seja vítima, denuncie!

Jamais seremos verdadeiramente polidos se não conseguirmos ser simples, naturais, gentis e amáveis para com os outros... Gentileza gera gentileza!

Procure incorporar a cortesia em sua vida. Seja no trabalho, ou em casa. Como consumidores ou prestadores de serviço. Em situações do dia a dia, nas redes sociais, no dentista, na academia, no trânsito, no elevador, em filas, e principalmente em lugares difíceis ou situações de crise e estresse...

Simples assim!
Abraços,
Chris T. Millard

2 comentários:

  1. E quando você oferece gentileza, cordialidade, alegria e recebe maldade como retorno? Qual é o nome disso? Inveja??!?

    ResponderExcluir