quinta-feira, 19 de maio de 2016

Etiqueta no aniversário...

Imagem: Internet
Veja como se comportar com elegância do convite ao parabéns sendo o aniversariante ou o convidado:

Como convidar? 
É sempre melhor que seja por escrito, até para que não haja enganos sobre endereço, data e horários. Ferramentas virtuais "on line" são super válidas para reuniões informais, já as mais estruturadas e formais pedem convites elaborados.

Posso levar alguém?
Não é elegante levar uma pessoa de surpresa que não foi convidada para a festa. Se for o caso, ligue e pergunte para o aniversariante sobre a possibilidade.

Posso levar um bolo ou uma sobremesa?
Pergunte para o aniversariante ou para o organizador do evento. Não leve de surpresa! Você pode levar um vinho, que poderá ser servido ou não no evento ou um arranjo de flor (em vaso) para não dar trabalho.

Quanto tempo antes para convidar?
Uma semana de antecedência é o suficiente. No entanto, se a festa for mais formal e ocorrer próximo a feriados e datas comemorativas, o ideal é avisar com um antecedência de 15 dias.

Festa surpresa ou visita surpresa
Assunto delicado. Nem todo mundo gosta. Antes, pesquise e respeite...

Presente
Para aniversários não é elegante colocar lembretes sobre listas de presentes nos convites. Não se pede presente!

O convidado não é obrigado a presentear, trata-se de uma gentileza espontânea e super gentil! Pode ser apenas uma lembrancinha e deve estar embalado e com um cartão! Nada de dizer "esqueci, mas o presente vem depois."

Você pode levar flores, bombons e vinhos e não necessiariamente serão usados/servidos no evento. Pode levar vale presente ou valores mas somente se tiver muita intimidade.

Já o aniversariante ao receber um presente não deve dizer "não precisava!". Deve abrir o presente assim que receber e agradecer. Caso não goste, diga que irá trocar o tamanho (se for possível usar esta desculpa) e agradeça. O ato vale pela intenção.


Parabéns
Não há uma regra para a hora do parabéns, então, é permitido bater palmas, assobiar e cantar músicas. Se for em um lugar público, o ato deve ser menos barulhento. O que é recomendado, é cumprimentar o aniversariante após o parabéns. 

O aniversariante deve aproveitar a tradição do “primeiro pedaço” de bolo para prestigiar uma pessoa importante em sua vida.


Se a vela não é numérica, não pergunte quantos "aninhos" ou "quantas primaveras". Não é todo mundo que aceita a idade biológica... Simples assim!

Agradecimento
Tanto o convidado como o aniversariante devem agradecer pelo evento ou a presença. Envie uma mensagem agradecendo. 

Redes sociais
O comportamento nas redes sociais deve ser como na vida real. Ou seja, todas as mensagens de aniversário que você recebe em suas redes sociais devem ser respondidas uma a uma.  Os “parabéns” via rede social devem ser entendidos como um telefonema. Na pior das hipóteses, se o aniversariante não tiver tempo, deve enviar uma mensagem igual de agradecimento mas de forma individual. 

Serviço
O aniversariante é a pessoa que menos se diverte na festa. Ele deve receber os convidados, dar atenção a todos, conferir quem está com o copo vazio, ficar de olho no serviço da festa. O aniversariante não deve sentar e relaxar como um convidado. 

Abraços,
Chris T.Millard

Nenhum comentário:

Postar um comentário