domingo, 9 de julho de 2017

Vinho gelado ou temperatura ambiente?


Se você já ouviu esta frase: Vinho Bom é vinho Gelado! Ou vinho bom é na temperatura ambiente... Leia esta matéria.

Imagem: Divulgação Internet
Calma, depende do vinho e da temperatura ambiente!
Para espumante, champanhe, vinho branco e rosé, sim. Vinho bom é vinho gelado. Sempre servir em temperaturas menores que os tintos, geralmente, nos restaurantes esses vinhos vem com um balde de gelo, pois sua temperatura varia de 7ºC à 12ºC.

Mas e os vinhos tintos? A maioria dos vinhos tintos, devem ser apreciados na temperatura correta, conforme o estilo (corpo) do vinho, variando entre 15ºC e 18ºC. Ou seja nem tão gelado e nem na temperatura ambiente se você mora em uma região que faça mais que 15ºC.

A temperatura é um fator de extrema importância na hora de servir o vinho, porque ele "se abre" permitindo aos componentes aromáticos volatilizar-se e mostrar todos os seus aromas (buquê).
Quando a temperatura do vinho está muito alta, o vinho acaba desequilibrando e apresentando defeitos, pois o calor acentua a presença do álcool e mascara seus aromas. Quando a temperatura de serviço está baixa demais, o vinho não "se abre", não mostra seus aromas e a acidez...

Para levar um tinto que está em temperatura ambiente à graduação mais adequada, você pode, sim, usar um balde de gelo. Alguns sommeliers têm calafrios (eu também!) quando alguém pede um balde de gelo para os tintos, pois o vinho vai ficar extremamente gelado e consequentemente sem aromas. Vai estragar o vinho! No entanto, se a garrafa não estiver na temperatura correta, é necessário resfriá-la.

Atenção: 
Para os tintos que estejam na temperatura ambiente geralmente bastam menos de 5 minutos imerso no gelo para que ela esteja pronta. (Em um restaurante eles podem fazer isto nos bastidores!). Na geladeira, cerca de 40 minutos. No freezer, menos de 10 minutos. Evite deixar muito mais tempo do que isso.

Para brancos, rosés e espumantes, de 10 a 15 minutos dentro do balde de gelo serão suficientes. Na geladeira, entre 2 e 3 horas. No freezer, entre 20 e 30 minutos bastam. Se o balde de gelo estiver na mesa, controle este tempo!

Simples assim!!!!

Abraços,
Equipe Sofist

Fonte:
http://obraprimaimportadora.com.br
Original: http://revistaadega.uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário