terça-feira, 17 de julho de 2012

Não pergunte por favor...

Imagem: Internet
Ah a linguagem é realmente uma fonte de mal entendidos como disse sabiamente a Raposa na fábula de Saint-Exupéry, O Pequeno Príncipe...
Algumas perguntas que devemos abolir da nossa vida e algumas simpáticas respostas para sair da "saia justa" destas perguntas.

1. Eu engordei? Eu emagreci?
A resposta pode deixar a pessoa triste ou pode ser uma mentira... O melhor é responder sabe que não reparei desde a última vez.

2. Quantos anos você tem?
A resposta pode ser quantos anos você acha que eu tenho e aí sim você está em uma situação muito mais delicada. Você pode responder uma idade boa, rs!

3. E esta barriguinha para quando é o bebê? Não pergunte!
Na maioria das vezes é apenas gordurinha extra e não tem conserto depois de perguntar. "Você pode sorrir e responder acho que engordei. Obrigada por notar!"

4. Este é seu filho (a)?
As vezes é o(a) namorado(a) e ponto final. Esta deve ser a resposta: Namorado (a) e sorria.

5. É silicone? Fez plástica?
Que diferença faz para quem pergunta... Se a pessoa se sentir a vontade ela mesma aborda o tema. Você pode apenas responder "é meu" ou "não fiz"...

6. Quanto você ganha? A menos que seja em uma entrevista de emprego é muito deselegante este tipo de pergunta. Se perguntarem para você, sorria e diga "o suficiente". Simples assim.

7. Quanto custou? Quanto você pagou? Resista... A não ser que você tenha muita intimidade com a pessoa. E você pode simplesmente responder, não sei. Foi um presente.

8. Não lembra do meu nome? Que tortura! Horrível passar por esta situação... Ao invés de perguntar facilite a vida da pessoa ajudando de forma gentil de onde vocês se conhecem. Você pode dizer: acertou! Não lembro! Me ajude a recordar.

9. Cade o namorado(a)? Vai ficar para titia, hein?! As vezes a pessoa simplesmente não tem no momento, ou tinha mas acabou e esta sofrendo, ou não quer ter. Ou, já pensou na hipótese não quer apresentar. Respeite seja qual opção for... Não seja indelicado ao perguntar e insistir no assunto. Diga apenas "não tenho".

10. Noivou? Quando é o casamento? Casou e para quando sera o bebezinho?! 
Estas decisões somente competem ao casal, se acharem conveniente, vão contar. Guarde sua curiosidade... Talvez vão casar quando tiverem condições financeiras, talvez não querem ou não podem ter filhos... Enfim, quando decidirem e se acontecer, certamente avisam ou postam nas redes sociais. Responda "não sabemos".

Guarde sua curiosidade... E muitas outras perguntas que são totalmente desnecessárias...

Abraços,
Chris T. Millard

Um comentário: