sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Queijos & Vinhos: como harmonizar?

Imagem: Internet http://artofmanliness.com 2011
Queijos e vinhos parecem ter uma vocação natural para se harmonizar. 

Regra básica:

Quanto mais duro for o queijo (parmesão, por exemplo), mais tânico pode ser o vinho. As uvas são suficientemente robustas para não perder a estrutura.

Quanto mais cremoso o queijo, mais acidez o vinho deve conter.

Queijos azuis acompanham bem os vinhos doces ou generosos (tais como Sauternes, Porto ou Madeira). O Roquefort cai bem com Sauternes, o inglês Stilton faz combinação clássica com o Porto e o gorgonzola combina com tintos potentes.

Queijos frescos e sem casca, como os cremosos, o mascarpone ou a mozarela pedem vinhos brancos leves.

Queijos macios, de casca rica, como Cammembert, Brie e Gouda, desde que não muito curados harmonizam bem com Vinho tinto jovem.

Os queijos mais suaves, do tipo Emmenthal e Gruyère, aceitam vinhos tintos pouco tânicos, suaves. (Vinho branco seco encorpado ou tinto jovem frutado).

Os queijos de massa mole, tais como os frescos de cabra e a ricota ficam perfeitos com vinhos brancos leves, aromáticos, frutados. (Riesling ou Chardonnay), rosés ou tintos jovens e frescos, como o Beaujolais francês e o italiano Bardolino.


Mas lembre-se que a harmonização perfeita sempre será a escolhida por você. O queijo que você mais gosta com aquele vinho especial. Simples assim!

Cheers,
Chris Millard
Fonte:
Pequeno Livro do Vinho, Suzamara Santos Editora Verus
http://www.queijosnobrasil.com.br
http://epocasaopaulo.globo.com publicação junho/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário