sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

Natal sim! Exageros não...

Imagem: Internet
A época do Natal é mágica... Desde a decoração, a preparação, a ceia e claro todo o significado social, cultural e sobretudo religioso... É um tempo de confraternização, bons sentimentos, de paz, amor, solidariedade, caridade, perdão... 

Mas cuidado com os exageros e gafes no Natal:

1. Decoração: 
Escolha no máximo três cores para a decoração da casa, deve ter harmonia entre tamanhos, cores e estilos. A  árvore deve ser compatível com o tamanho do ambiente e ter enfeites que combinem entre si. Cuidado para não causar acidentes com ligações elétricas e com velas acesas.

2. Troca de presentes: 
Se for presentear a anfitriã com flores, leve arranjos plantados (tamanho pequeno ou médio). Você ainda pode levar chocolates e vinhos.

Ao receber o presente, desembrulhe imediatamente. Depois de aberto, discretamente dobre o embrulho, para não deixar uma bagunça na casa.


Receba com gratidão, se não gostou lembre-se que o que vale é a intenção. Agradeça sempre e só troque se realmente for impossível de utilizar o que ganhou.


Hoje em dia, não há mais necessidade e condições de presentear todos os convidados. Se houver crianças, compre presentes somente para elas. Mas nunca deixe de levar uma lembrancinha para os anfitriões.


3. Beber exageradamente: 
Evite vexames a todo custo, seja onde for... Para isso alimente-se antes e para cada copo de bebida alcoólica, beba dois de água. É infalível!

Não misture! Beba com moderação.

Álcool e direção definitvamente não combinam... Vá de carona, táxi... mas não coloque a sua vida e a de outras pessoas em risco!

4. Papai noel: 
Se na sua festa tiver crianças, cuidado… Não seja você o motivo de decepção dos pequenos contando que não existe ou que é aquele tio está com a fantasia este ano.

5. A ceia: 
Convidados: A primeira coisa que você deve fazer ao chegar ao jantar é dirigir-se aos donos da casa e cumprimentá-los. Nunca monopolize a atenção deles!

Levar sobremesa para a casa de outra pessoa (sem perguntar, sem combinar) é gafe gravíssima. A anfitriã certamente já provindenciou tudo combinando sabores e decoração. Você pode levar bombons que podem ou não ser servidos.


Os convidados devem circular apenas nas áreas sociais da casa, pergunte onde é o banheiro,  mas não comece a procurar por conta própria. E nunca entre na cozinha ou dê palpites nos preparos se não for solicitado...


Não gostou do prato?! Seja discreto. O segredo do sucesso neste quesito é: nunca encha o prato com algo que não conhece, e não tenha vergonha de perguntar... 


Você até pode oferecer ajuda para ajudar a preparar o jantar ou tirar os pratos da mesa, mas somente se tiver muita intimidade.



Anfitriã: Faça pratos harmoniosos entre si e quantidade suficiente para os convidados. Não faça exageros de quantidade ou variedade. No Blog ensinamos a quantidade de cada alimento e/ou bebida.

Em um jantar informal, nunca sirva a comida para os seus convidados. Deixe que cada um faça seu próprio prato. Você não deve escolher o quê e quanto cada um vai comer... Se é um jantar mais formal em que os pratos já vem prontos da cozinha, não questione se algum convidado não comer alguma coisa.



6. Assuntos:
Não se deve falar sobre temas tristes, desagradáveis, polêmicos e todo tipo de intolerância. Como crime, violência, acidentes, morte, política e religião... Fale apenas sobre assuntos leves, pois esta é uma época de paz e confraternização.

Evite a todo custo perguntas e comentários indiscretos. Nunca comente ou pergunte nada do que não gostaria que te fosse perguntado. Simples assim!

Você engordou ou está grávida?
Tá ficando careca, hein?!
Quanto pagou neste carro??

Uma dica que vale para convidados e anfitriões: nada de discursos. Não é de bom tom ficar fazendo pronunciamento longo. O ideal, se alguém quiser falar, é fazer uma oração e agradecimento rápido sem imposição religiosa.


E você tem alguma dúvida? Escreva para a gente...

Abraços,
Boas festas...
Chris Millard

Nenhum comentário:

Postar um comentário