quarta-feira, 1 de março de 2017

Etiqueta para grupos de Facebook


Nos Grupos no Facebook compartilhamos conteúdo, ideias e experiências sobre determinado tema, com pessoas que compartilham o mesmo interesse. Porém para tirarmos o maior proveito e não causarmos desconforto aos outros membros existem regras básicas. Fique atento:

1. Antes de disparar mensagens em algum grupo, entenda o funcionamento dele. Muitos grupos têm regras e orientações aos participantes.

2. Procure no histórico do grupo se a sua dúvida ou mensagem já não foi tema de debate. Caso tenha sido, mas você deseja realizar um novo comentário, não abra outro tópico. Escreva no tópico existente e “reaviva” a discussão.

3. Não repita mensagens! Ou mande as mesmas mensagens várias vezes. Isso é uma forma de spam e torna os fóruns desagradáveis.

4. Seja educado e respeitoso com a opinião divergente da sua. Não desrespeite a pessoa, saiba discordar sem ofender... Não sabe?! Não participe... Simples assim... Alguém sabiamente já disse não discuta política, futebol ou religião se não tiver gentileza e maturidade suficiente para aceitar ponto de vista diferente... Podemos incluir os grupos aí...

5. Ao relatar problemas com um prestador de serviço e/ou produto não coloque frases "nunca vá la", "feche esta porcaria", "lixo de lugar". São ofensivas e a decisão de ir ou não é do outro... Quando relatamos uma experiência boa ou ruim, cada qual tem a sua... E antes de postar, nunca passarei na porta, reflita e se for o caso só opine negativamente depois de comprovar. 

Casos verídicos: Um cliente que estava no pós operatório e queria tomar uma sopa em uma casa especializada de massas... Não foi servido, e para a surpresa, o restaurante foi crucificado em grupos de opinião.

O outro reclamou que não tinha reserva e ficou 2 horas na fila... Várias pessoas concordaram... Mas se você não tem reserva ou chegou após seu horário, vai correr este risco e a decisão de esperar ou ir em outro é sua. Resultado: Uma chuva de comentários matando o restaurante...

Lembre-se em um mesmo dia uma pessoa pode avaliar um atendimento como ruim, e a outra pessoa pode avaliar o atendimento ótimo. Uma mesa teve problemas que a outra não teve. Não foi bem atendido chame o gerente, o dono... Ligue, mande e-mail. Não pague os 10%. Mas se quiser ajudar o lugar, não deixe só para reclamar em redes sociais... Quem é responsável pelo estabelecimento, certamente, quer corrigir o erro no momento e prestar bom atendimento, esta é a premissa de qualquer organização que queira ter cliente e consequentemente gerar lucro!

Tudo que envolve processo-pessoas-produto se em algum ponto falhar vai dar problema. Procure e reclame para quem pode resolver, se possível na hora... 

6. Repetindo: Seja sempre educado e respeitoso com todos os participantes e acate as decisões de moderadores. Eles estão ali exatamente para conduzir os fóruns de uma forma benéfica a todos.

7. Evite escrever mensagens acaloradas. Palavrão e palavras de ódio jamais!

8. Com o "anonimato" que a internet oferece, é muito comum que as discussões atinjam níveis que, na realidade, não atingiriam. Lembre-se que a internet é um espaço de convívio como qualquer outro e o bom senso deve ser o norteador de discussões. E sobretudo qualquer computador pode ser identificado pelo registro de IP, se alguém se sentir prejudicado, difamado, ofendido, ameaçado ou injuriado pode abrir um boletim de ocorrência junto a uma delegacia mesmo sendo "anônima" a opinião.

9. Que a sua observação, reclamação, sugestão, crítica ou simples mensagem possam ajudar ao grupo como informação. Cuidado ao opinar, seja cauteloso e educado nas palavras. É sua imagem virtual ali... 

10. O grupo não está correspondendo suas expectativas, ou tem normas que diferem dos seus princípios é seu direito sair. Simples assim...

Boa sorte, e tenha discussões saudáveis e respeitosas... O seu comportamento nas redes sociais é uma extensão do seu comportamento no dia a dia. Pense nisto!

Abraços,
Chris T. Millard

Fonte:
http://alexandria.marketing

Nenhum comentário:

Postar um comentário