sexta-feira, 24 de março de 2017

Você é um chato? Descubra...

Reprodução Internet

Significado de Chato¹:
Indivíduo de companhia ou convivência desagradável, inconveniente, desinteressante, não só pela obviedade e previsibilidade, como também pela falta de conteúdo de suas afirmações. Estorvo. Aquele que causa incômodo ou tédio.

Quem ganha este rótulo geralmente é monótono, entediante, excessivamente (pessimista ou otimista), insistente, repetitivo, egoísta, sem noção de bom senso, educação, bons modos e civilidade. Egocêntrico, exibicionista, individualista e arrogante.E geralmente invadem a privacidade do outro causando constrangimento. São extremistas e beiram aos fanatismo, seja na religião, política ou futebol.

Só é chato quem quer? 

Antes fosse... Muitas vezes as pessoas se tornam chatas e não percebem. O próprio chato não se dá conta de que está se tornando um ou mesmo de que é uma pessoa assim...
Os chatos tem uma missão: Testar seus limites, sua tolerância, sua capacidade de dar limites, de dizer não, de se harmonizar com pessoas diferentes e sobretudo a paciência...

Para o psicanalista Raymundo Lima, o chato convicto aprendeu a viver de sua própria maneira e não sabe viver de outra forma. "Pelo lado da psicanálise, é triste notar que eles desenvolveram um traço de caráter, de personalidade, que é difícil de ser removido pela própria pessoa ou pelo meio social", lamenta Lima. O chato desenvolve esse maneirismo e se beneficia disso na medida em que se acomoda. É esta a sua marca: "eu sou mesmo assim, vou ser sempre assim".

Algumas atitudes que demonstram o quanto uma pessoa é chata:
Os fanáticos... Querem te obrigar a seguir tal religião, partido ou time de futebol. Custe o que custar. Eu já sei lidar: sempre concordo que o time, religião ou partido político é o melhor do mundo e ponto final. Não vira discussão!

Chatos falam demais sobre si ou determinado assunto e ouvem pouco. 

Aquele tipo de gente negativa, que só faz comentários e/ou brincadeiras antipáticos, desqualificando (na "brincadeira") suas roupas, suas opiniões ou qualquer outra característica alheia. Sempre falta o senso de delicadeza, discrição e bom senso.


Atitudes inconvenientes como perguntar sobre questões de saúde, relacionamentos, salário, idade ou sobre um problema particular, porque quer se sentir íntimo. Geralmente o chato é invasivo e falta o bom senso.


Os chatos virtuais: Nas redes sociais é aquela pessoa desagradável que envia uma enxurrada de e-mails, de pensamentos, fotos, correntes e similares... 

Nos grupos de discussão ou WhatsApp então, se destacam pela chatice... Haja paciência!
E os chatos que estão momentaneamente sem trabalho? Fica a dica não use suas redes sociais para criticar a política, economia ou afins. Use para publicar algo positivo sobre você. Transforme um problema em oportunidade. 

Sabe aquele chato que vive grudado no seu telefone... Aquele chato antissocial, que toda atenção está voltada e concentrada para seus contatos virtuais que ali estão... Cada vez mais comum, seja no trabalho, em um restaurante ou em uma confraternização. A própria pessoa não percebe seu vício e sua indelicadeza com os presentes ao seu redor. E a desculpa é sempre a mesma... "(...)É rapidinho gente..."

Sabe aquela pessoa que se acha irresistível, o/a top top das baladas. Tem a capacidade de incomodar todas as pessoas em uma festa com a mesma conversinha e sair de lá achando que arrasou... É o chato da "paquera"...

A chatice também está ligada aos comportamentos extremos. "Uma pessoa que não tem humor é chata, mas fazer gracinha o tempo todo também é muito chato!"

A arte de conviver com chatos:
Imponha limites o quanto antes.

Dê respostas evasivas. Não entre em detalhes.

Não se aborreça.

Não discuta, pois é uma perda de tempo!

Ao conviver com um chato, evite usar expressões cordiais como "sinta-se em casa" ou "fique à vontade", pois levam ao pé da letra... 

Vamos rever nossos comportamentos... Pois podemos ser qualquer coisa que quisermos, menos pessoas chatas...

Abraços,
Chris T.Millard

Fonte:
¹A melhor definição de chato por Humberto Martini (RJ) em 23-12-2008  
http://www.personare.com.br
http://super.abril.com.br
http://www.contioutra.com
² Frase do texto de 10/2014 do Blog Caminhos Solar http://www.caminhosolar.com.br
³Marleth Silva contato marleth@gazetadopovo.com.br  04/03/2011 Site Gazeta do povo
Site Delas - iG  http://delas.ig.com.br Comportamento 
Psicanalista Raymundo Lima, professor do Departamento de Fundamentos da Educação da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e estudioso da obra de Guilherme Figueiredo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário