segunda-feira, 13 de março de 2017

Vinho: Certo x errado!

Imagem: Reprodução Internet
Listamos algumas situações que você pode e deve evitar para não cometer gafes ao pedir aquele vinho!

1.  Não diga isto porrrrrr favor!!!
Vinho, quanto mais velho melhor! A maioria das vinhos devem ser consumidas jovem ou poucos anos de estágio em garrafa... Tem vinho que foi feito para ser consumido jovem...

Que gostinho bom de uva! Somente alguns vinhos finos têm gosto que lembra uva (Moscatel, Gewürztraminer, Malvasia). Vinhos com cheiro acentuado de uva são de baixa qualidade.

Vinho Suave, vinho docinho: Fale vinho doce, ao se referir a vinhos de sobremesa. No Brasil "Suave" é a palavra associada a vinhos de baixa qualidade, que foram adoçados artificialmente com açúcar...

Se você gosta de vinhos mais leves, sem a presença de uma grande estrutura tanica, sem querer perder a qualidade dos vinhos finos, experimente os vinhos secos feitos com uvas Pinot Noir, Cabernet Franc ou Tempranillo. E não quer dizer que vinho doce é ruim, ok? Tem vinhos de qualidade que são doces, como por exemplo o vinho do porto.

2. "(...) Só vinho caro que é bom... 
Nem sempre o mais caro é o melhor. Procure o vinho que lhe dá prazer em degustar e não aquele que seu amigo disse que era maravilhoso por que leu numa revista e custa uma fortuna.

3.  Preconceito: Só vinho importado é bom. Ou só vinho daquele país é bom!
Nunca tenha preconceito. Temos vinhos nacionais muito bons. Se você gosta de vinho chileno ótimo, mas não esqueça que Argentina, França, Portugal e Espanha também produzem vinhos maravilhosos... E os do "Novo Mundo" (Coletivo dos países vinícolas que estão situados fora da Europa)tem se destacado pela qualidade.

4.  Não faça isto: por favor garçom, enche a taça! 
Vinho não é igual a cerveja que você encher! O correto é: Colocar apenas 1/3 da taça ou um pouco menos que isso. Por vários motivos:
A taça fica pesada;
A aparência fica ruim;
Você vai derramar o vinho;
Seu vinho vai esquentar rápido;
Fica difícil desfrutar do vinho;
Você não vai conseguir inclinar a taça e observar a cor do vinho;
Você precisa girar a taça permitindo que o vinho libere aromas. 

5. Não segure no bojo!
A taça de vinho tem uma longa haste por uma boa razão. Quando você segura a taça de vinho pelo fundo, o calor de sua mão aquece o vinho, prejudicando a temperatura correta do mesmo.


 6.  Erro: Vinho gelado ou na temperatura ambiente?
Pensando que no Brasil a temperatura na maioria dos lugares frequentemente está acima dos 20ºC, em temperatura ambiente praticamente nenhum vinho poderia ser tomado. A temperatura é essencial para preservar o que o vinho tem de melhor, porque o vinho "se abre" permitindo aos componentes aromáticos. Para cada vinho é uma temperatura ideal. Nem temperatura ambiente e nem gelado demais. Se no restaurante o tinto está quente de mais... peça para o sommelier um balde de gelo apenas para esfriar o vinho. 

Dica: se o vinho tinto, ao mexer a taça, a taça embaçar. Ele está frio demais...


7.  Comprar Vinho pelo Rótulo bonito.
Já dizia o ditado: "Não julgue um livro pela capa e nem o vinho pelo rótulo".  Cuidado com essa estratégia de marketing. O que vale é o conteúdo do vinho. Rótulo feio ou bonito não diz nada. O rótulo apenas deve conter algumas informações básicas para te ajudar na hora da compra. 

8.  Harmonizações perfeitas:
Quando vinho e comida combinam bem, se completam, se harmonizam, se integram. Começas assim carne branca com vinho branco e carne vermelha com vinho tinto. No que diz respeito às regras, esta não é ruim... Mas não é uma lei!!!

Mas... Se você quer um hambúrguer com vinho branco?! Vá em frente e peça... O gosto é individual e instrasferível, rs! Cada qual com o seu... Eu amo o queijo gorgonzola com vinhos brancos colheita tardia, já o maridão prefere com o Cabernet. Quem está certo? Os dois...

9.  Escolha equivocada: 
Não peça destilados antes de tomar vinho, pois anestesiam as papilas gustativas e encobrem o sabor da bebida principal. Uma boa pedida é um espumante ou champanhe.

Para beber junto com vinha peça água... Ou natural ou gasosa, tanto faz! Mas nunca água com limão, estraga o vinho...

10. Espumante x Champanhe. Não confunda!
A palavra Champanhe ou "Champagne", por lei só pode ser utilizada para os vinhos feitos na região francesa de Champagne (no extremo norte da frança) e pelo método Champenoise na elaboração (método tradicional de elaboração de vinhos espumantes, em que a segunda fermentação, a qual fornece as desejadas bolhas, ocorre na própria garrafa).

Todos os vinhos espumantes feitos fora da região de Champanhe são denominados "Espumantes".

"(...) Todo Champanhe é espumante, mas nem todo espumante é champanhe..."

Simples assim!
Abraços,
Chris T. Millard
Fonte: 
http://revistaadega.uol.com.br
https://chucruteslandia.wordpress.com
http://www.rondoniaovivo.com
Livro Vinho série para Dummies, Ed McCarthy e Mary Ewing Mulligan

Nenhum comentário:

Postar um comentário