sexta-feira, 10 de março de 2017

Falar bem, falar mal...

Imagem: Site O segredo
Artigo  2016 Delicadeza o fio da civilidade
Espalhe amor por onde for e não boatos, fofocas, maledicência...

"(...) Falem bem ou falem mal, mas falem de mim..." É um ditado popular. Mas ninguém quer ou gosta que falem mal... Não sei, de onde surgiu isto, e como é repetido exaustivamente. Pois no fundo, sempre queremos ouvir o melhor a nosso respeito. E quando se trata de uma crítica preferimos que seja feita para nós mesmos e não para terceiros...

Tati Bernardi disse tudo: "Se for falar mal de mim me chame, sei coisas terríveis a meu respeito."

Falar mal dos outros é um hábito deselegante e infeliz, porque manifesta pouco respeito pelo outro e torna quem fala pouco confiável. Este hábito não tem nada a ver com origem social ou econômica. Revela falta de educação e um caráter duvidoso de quem fala. 


Geralmente quem fala mal procura defeitos e falhas dos outros para comentar, em uma tentativa de disfarçar, tirar o foco ou até parar de pensar nos seus próprios defeitos. Mas o principal motivo pelo qual as pessoas sentem a necessidade de falar mal dos outros é para que elas se sintam melhor com as suas próprias inseguranças, problemas mal resolvidos, medo, infelicidade, despeito, rejeição (Cada qual reage de uma maneira diante de um amor ou atenção não correspondidos...) ou até mesmo pura inveja.

Para Freud¹ "(...) O instinto de amar um objeto demanda a destreza em obtê-lo, e se uma pessoa pensar que não consegue controlar o objeto e se sentir ameaçado por ele, ela age contra ele..."

Hoje, com as redes sociais, cada pessoa pode se tornar alvo da maldade e exposição através de outras pessoas... Seja através de fotografia, comentários maldosos, vídeos... Se você foi vítima, de exposição, discriminação, calúnia, injúria e difamação saiba que você tem direitos e pode processar o autor. Mesmo que seja um "fake", é possível a localização do computador, tablet ou telefone utilizado...  

A grande verdade é que vemos e julgamos o mundo pelos nossos olhos, por aquilo que somos e espreita dentro de nós. Por isso, falar mal dos outros sempre revela muito mais de quem fala do que de quem está sendo falado. Como disse sabiamente Paul Valéry²:"(...) Tudo o que você diz fala de você. Principalmente quando fala do outro..." 

Portanto avalie-se...
Abraços,                                                                                                               Chris T. Millard

Fonte:https://melhorcomsaude.comhttp://osextosaber.blogspot.com.brArtigo baseado no texto original 14/05/2013 por I. M. Martins¹ Sigismund Schlomo Freud nasceu em Freiberg, na Morávia.(1856-1939) Foi um médico neurologista e importante psicólogo austríaco. Considerado o pai da psicanálise, com influência considerável sobre a Psicologia Social contemporânea. Daí a frase "só Freud explica!"² Amborise-Paul-Toussand-Jules Valéry nasceu em Sète, em 1871. Estudou na Faculdade de Direito de Montpellier e foi ainda na época da faculdade que publicou suas primeiras poesias.Suas obras são originais e tratam de diversos temas, como arquitetura, música, literatura, artes plásticas e até dança. Faleceu em 1945, em Paris.

Nenhum comentário:

Postar um comentário