quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Sou atleta e agora? Alimentação...

Falando em Cristiano... Cristiano Ronaldo um atleta e tanto!
Dicas por Cristiano Salgado
1. Nunca faça exercício em jejum: A prática de esportes em jejum ou em longos períodos sem se alimentar provoca perda da massa muscular, desmaios e lentidão no metabolismo, podendo então resultar em uma maior deposição de gordura e ganho de peso mais rápido após retornar a dieta normal.

2. Forneça energia aos músculos: O carboidrato deve fazer parte de pelo menos 60% da maioria das refeições do dia, (desjejum e almoço), pois é o nutriente fonte de energia e ativador metabólico. Massas, pães, tubérculos, arroz, bolos, frutas, doces, biscoitos simples e algumas barras energéticas.

3. Reabasteça as energias gastas: Durante atividade há um rompimento das fibras musculares provocada pela contração, havendo como conseqüência a necessidade do aumento do consumo de proteínas para reparação da integridade muscular. Após os treinos consumir carboidrato, para repor a energia perdida e refazer os estoques musculares e proteína, para reparar as fibras musculares estimuladas durante o exercício.

4. Fracione a dieta: 5 refeições de pequeno volume por dia. Isso estimulará seu metabolismo e aumentará o gasto energético, com isso você pode perder gordura até mesmo sem restrição calórica.


5. Controle o uso do sal: O excesso de sal provoca a retenção de líquidos deixando o corpo mais pesado e prejudicando o desempenho dos treinos no dia seguinte. Para compensar os efeitos de inchaço, procure ingerir bastante água, frutas e vegetais frescos. Mas se você treinou no mesmo dia, seus níveis de sódio no sangue podem estar diminuídos, e o sal é muito bem vindo em quantidade controlada, para ajudar a reidratação.

6. Evite o consumo excessivo de carboidratos a noite: Durante o sono estamos mais próximos ao nosso metabolismo de repouso, necessitando assim, de uma menor quantidade de energia. A ingestão excessiva de carboidratos neste período proporciona um aumento das reservas de gordura, fato indesejável para as pessoas que querem perder ou manter o peso.

7. Evite a desidratação: Com a transpiração excessiva perdem-se muitos líquidos e minerais. A desidratação pode levar a queda da performance, fadiga e até a morte. Para se manter por mais tempo hidratado, os minerais e os eletrólitos são fundamentais. Por isso, uma ótima forma de se hidratar é utilizar sucos de frutas c/ legume, água de coco e bebidas energéticas. A sede é um sinal de que já estamos desidratados, devendo a água ser oferecida antes que esse sinal se desencadeie. A reposição de líquidos deve ser constante, não só durante o treino, mas também no resto do dia.

8. Atenção quanto ao uso de suplementos: Cerca de 30-40% dos freqüentadores de academias, consomem algum tipo de suplementos (com predominância dos hiperprotéicos). A maior parte deste grupo obtém informação através de vendedores de suplementos e amigos, sendo que a minoria é feita por prescrição de nutricionistas. O uso indiscriminado de suplementos, além de não melhorar o desempenho pode trazer riscos à saúde.

Fonte: Publicado no dia 16 de dezembro de 2010 por Cristiano Salgado http://www.cristianosalgado.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário