domingo, 27 de maio de 2012

Ciúmes na dose certa...

Imagem: Internet
"Ciúmes  exagerado tem poder destrutivo, mina qualquer relação... O ciumento e a vítima sofrem da mesma maneira... É uma guerra onde o torturador se tortura acabando com sua própria paz e a do ser amado." Por Chris Millard
Ciúmes: Segundo o dicionário Aurélio, 1. Sentimentos doloroso causado pela suspeita de infidelidade da pessoa amada; zelos. 2. Angústia provocada por sentimento exarcebado de posse.

"(...) A neurociência mostra que o ciúme é controlado pela mesma estrutura cerebral responsável pela dependência de drogas. Região cerebral que faz parte do nosso sistema de recompensa, em outras palavras a mesma que nos motiva a buscar e proteger o objeto do nosso desejo..."

Um pouco de ciúmes faz bem pois significa necessidade de preservação de algo desejado. O medo de perder pode levar uma pessoa a dar mais atenção a outra, a ter mais cuidado e carinho. Aumenta o "zelo", a preocupação e o bem querer pelo outro fazendo sentir-se amado e protegido.

Mas qual é a dose certa? Como dizem, a diferença de veneno e remédio é apenas a dose. Os ciúmes manifestam-se em todas as relações, com mais ou menos frequência, com mais ou menos intensidade, daí a importância de perceber de que tipo de ciúmes se trata, o quanto é e como lidar com ele.

Se o ciumento tenta evitar que a pessoa amada se relacione com outras pessoas limitando sua liberdade e privacidade, além de criar fantasias onde qualquer atitude é questionada, monitorando sua vítima de todas as formas (telefone, mensagens e redes sociais) já passou para doença. O ciumento se tortura e começa a torturar o outro.

Para Milena Lhano, psicóloga "o ciúme patológico pode surgir quando uma das partes sente que o parceiro não está conectado a ela da forma como gostaria e começa a criar fantasias, crenças e certezas que só existem na imaginação." Em situações extremas pode levar a agressões verbais, físicas e até assassinatos passionais... Amor demais e ciúmes exarcebado matam...

Geralmente o ciumento sofre com a insegurança, traumas, baixa autoestima, obsessão, abuso de álcool e outras drogas e vários outros distúrbios "psicológicos". E você observou como, quando e o porquê de "tanto" ciúmes por aí?

"Como lidar com ciúmes doentio?" E "como cada signo reage com ciúmes?!" Bem, o assunto é bem extenso, vamos deixar para próximos posts...

Texto: Chris Millard

Fonte: 
1.Matéria Ele é meu, ela é minha por Ana Carolina Caires com as psicólogas Dra Marina Vasconcelos e Dra Rosângela Martins
2.Matéria publicada por http://www.minhavida.com.br Dra Milena Lhano, psicóloga em  2009 Site http://ciumes.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário