quarta-feira, 5 de abril de 2017

Chega de assédio!



Campanha 2013
Jornalista Juliana de Faria
Assédio: Significa insistência impertinente, perseguição, sugestão ou pretensão constantes em relação a alguém. O assédio cobre uma ampla gama de comportamentos de natureza ofensiva. 

Para a campanha "Chega de fiu fiu¹" a principal diferença entre elogio e cantada está no respeito à mulher e na consideração ao interesse dela nessa interação. "Um elogio tem a intenção de agradar a mulher e dá a ela o direito de resposta. Já a cantada é um exercício de poder masculino, independente da vontade dela, e sem se importar se ela vai gostar ou não. 

Segundo pesquisas realizadas em 2013, mostram que os assovios e cantadas em locais públicos incomodam a maioria das mulheres. De 7.762 mulheres brasileiras entrevistadas, 83% não gostam desse tipo de atitude. O que para muitos homens é apenas um elogio inofensivo, para as mulheres é uma tortura diária, que amedronta, constrange e irrita. 

"(...)Já em ambiente corporativo, o assédio pode ser de ordem moral, psicológico ou sexual, e é independente da posição na hierarquia. "O assédio sexual nada mais é do que uma pessoa se valendo de sua condição de cargo ou função para constranger alguém com intuito de obter um favorecimento sexual", afirma Fernando Borges, advogado especializado em Direito empresarial e sócio do Manhães Moreira Advogados Associados.

Em tempo... Tenhamos cuidados com os extremismos e os julgamentos... A culpa nunca é da vítima. E não só são as mulheres que sofrem assédio não... Estamos falando de assédio independente do gênero! Que tenhamos responsabilidade e bom senso ao denunciar algum caso. Inventar algum assédio para levar alguma "vantagem" também é crime!

Como agir no trabalho no caso de assédio?
Há muitos tipos de assédios sexuais, desde um simples olhar sedutor até um comportamento agressivo, impositivo e perseguidor. E é assédio! Em empresas que prezam pela ética, casos de assédio sexual são levados a sério e podem acarretar a demissão por justa causa de quem assedia como também podem chegar às esferas judiciais, resultando no afastamento da pessoa e cumprimento da pena prevista por lei, que pode chegar a 2 anos de detenção.²

De acordo com Renato Grinberg, CEO da Trabalhando.com, a primeira reação ao assédio sexual deve ser conversar com a pessoa que está constrangendo. "Diga que aquilo que está incomodando." Se o problema persistir, entre em contato com a área de recursos humanos da empresa. Se a companhia não tiver, informe a um superior imediato, se o caso for mesmo assédio sexual, você pode buscar apoio jurídico..."³

Se quem está assediando é o próprio gestor, presidente, dono ou uma pessoa muito influente dentro da empresa, pense na possibilidade de mudar de emprego, caso não haja outra saída.²

Não aceite coação, assédio, provocação... Independente do tipo, assédio é sempre assédio. Denuncie!
Chris T.Millard

Fontes:
¹ Campanha criada pela jornalista Juliana de Faria /2013
Imagem: http://www.portalcomunicare.com.br

² http://www.catho.com.br/

³Revista Exame

Nenhum comentário:

Postar um comentário