sexta-feira, 7 de abril de 2017

Posso levar o bolo para o restaurante?!


Vez ou outra vejo discussões acalouradas em grupos de restaurantes. Alguns apoiando, outros discordando e alguns revoltados por pagar para levar um bolo feito em casa pela tia predileta ou do supermercado pertinho de casa. E então: Pode levar bolo para um restaurante? A resposta é NÃO...

Existe uma etiqueta a ser seguida, caso você queira mesmo, levar um bolo comprado ou feito em casa para seu restaurante predileto: O primeiro passo é saber se ele aceita que você faça isso e o próximo passo é perguntar se é cobrado alguma taxa. Pergunte com antecedência, ao fazer sua reserva. 
(Chegar a um restaurante com um grupo de pessoas e um bolo na mão, sem reserva, corre-se o risco de ficar em uma fila de espera ou não ter mesa suficiente para seus convidados , além de pagar uma taxa talvez abusiva.) Aquela velha história o combinado não sai caro.

Todas estas situações podem ocorrer:
1. Grande parte dos restaurantes aceitam que os clientes levem seus próprios bolos para cantar parabéns. Contudo, pode ser cobrado um valor extra por isso. É a chamada de "taxa de bolo". E o valor é definido pelo próprio restaurante... Ou pode ser isento de taxas. Depende de cada restaurante.

2. Alguns tem um bolinho simbólico para cantar parabéns... Acho uma delicadeza restaurantes que fazem isto!

3. E outros restaurantes são categóricos: Não pode!

O restaurante pode cobrar sim, é direito dele. Se o valor está acima do que você gostaria de pagar, é simples: Vá em outro lugar. E em tempo, o restaurante não é obrigado a receber nenhum alimento que não seja feito na sua cozinha.

Se você foi convidado para um aniversário, e quer levar um bolo precisa preguntar para duas pessoas: o aniversariante, pois ele pode já ter encomendado ou feito um especialmente para a data, e sobretudo para o restaurante, se aceita receber o bolo e quanto seria no caso de cobrar.

No ambiente corporativo, pergunte antes ao RH ou departamento responsável pelos funcionários se pode levar um bolo para cantar parabéns, cada empresa tem seu protocolo. Se tiver um refeitório, e se for permitido, é melhor que seja em um ambiente para alimentação. Se for aniversário do chefe é de bom tom, que seja feito uma divisão de valores e se tiver cartão que todos assinem. 

Quer saber mais sobre etiqueta no aniversário?
Entra aqui:
http://sofistetiqueta.blogspot.com.br/2016/05/etiqueta-no-aniversario.html

Simples assim!

Abraços,
Chris T. Millard

Nenhum comentário:

Postar um comentário