segunda-feira, 17 de abril de 2017

Lidando com idiotas!

Imagem: Internet

Infelizmente, eles estão em todos os lugares. Mas isto não significa que você deve deixar que consigam te irritar, aborrecer, entristecer e causar sua desmotivação... Nem sempre temos como ignorá-los (Inclusive se for no trabalho), mas podemos encontrar meios para lidar com eles. Listamos 17 dicas para colocar em prática ainda hoje:

1. Diminua seu padrão de exigência. Parte da razão de você se frustrar constantemente com a estupidez alheia é porque você espera que todo mundo seja como você. Entenda nem todo mundo sabe o que é ter empatia, colocar-se no lugar do outro e sobretudo entender que temos direitos e deveres. Se você não cria expectativas ou espera que as pessoas sejam educadas, gentis, inteligentes e respeitosas, então você será positivamente surpreendido se em algum momento elas tiverem atitudes adequadas.

2. Entenda que eles podem não ter tido as mesmas vantagens que você. Você pode ter vindo de um lar amoroso, com valores, princípios, ética, uma boa educação, noções de civilidade, empatia, sensibilidade, respeito e gentileza... Quando alguém idiota frustra você, apenas se pergunte se a pessoa teve todas as oportunidades que você teve. 

3. Você nunca conseguirá mudar a mente de uma pessoa idiota. Por mais que você tenha opiniões bem válidas e razoáveis, você não vai convencer um idiota do seu ponto de vista com facilidade. Lembre-se de que seu objetivo não é fazer o idiota concordar com você; é manter-se calmo e equilibrado.

4. Não julgue um peixe por sua habilidade de subir em uma árvore. Como Albert Einstein disse uma vez, "Todo mundo é um gênio", só precisa estar em um ambiente favorável a sua genialidade. Isso significa que você deve pode considerar o fato de que uma pessoa pode ser inteligente em outra área. 

5. Tente ver qualquer situação por outra perspectiva. Outra forma de mudar sua abordagem em relação as pessoas limitadas é considerar a situação pelo ponto de vista delas. 

6. Arme-se de conhecimento, pois isto é poder. Especialmente quando você está lidando com pessoas que não o tem. Se você quer lidar com uma pessoa burra, a melhor forma de se fazer isso é apresentar os fatos de forma clara e simples. 

7. Evite tópicos polêmicos ao conversar com pessoas idiotas. Evite qualquer coisa que possa deixá-las irritadas, chateadas ou fazê-las iniciarem uma cruzada para provar que você está errado. Se você sabe que a pessoa é estúpida e tem opiniões estúpidas, então por que perder seu tempo?!

8. Não seja reativo. Devolva qualquer idiotice com simpatia. Se uma pessoa está agindo de forma excepcionalmente estúpida, seja tão simpático quanto possível, para desarmar e possivelmente confundi-la, deixando-a com pouca coisa a fazer, a não ser retribuir a simpatia e parar de ser tão estúpida. 

9. Seja educado, diga algo como "cada um tem sua opinião", ou "que interessante", sem mencionar que você discorda completamente. Então, mude o assunto ou peça licença para sair da conversa.

10. Controle suas emoções. Pessoas estúpidas são profissionais em deixar todo mundo ao seu redor incomodado ou irritado. Se você quer ser a pessoa dominante na conversa, então você tem que ficar frio; controlar suas emoções. Isto é ser inteligente. 

11. Seja paciente. Se você se sentir ficando irritado com algo que a pessoa está dizendo, apenas repita na sua mente como um mantra "esta pessoa é estúpida, até que você se toque de que não há razão para se importar com o que a pessoa está dizendo.

12.Peça a eles para clarificarem suas opiniões com fatos. Se você está realmente frustrado com um imbecil, então você pode fazê-lo parar de falar pedindo para que ele sustente a própria opinião com fatos. 

13. Ignorar o que um idiota diz, não é exatamente a forma mais educada de se agir, mas é uma ótima maneira de evitar que ela fale com você.

14. Saia de perto sempre que possível. Claro, infelizmente, você não pode simplesmente sair de perto de um "chefe", a não ser que queira colocar seu emprego em risco. Apenas diga, "Com licença, preciso ir", se o idiota é um pouco mais razoável, ou simplesmente saia de perto sem dizer nada se não há razão em se explicar.

15. Não leve pro lado pessoal. A melhor forma de se fazer isso é não deixando que eles o afetem, e aprender a deixar qualquer coisa que eles disserem entrar por um ouvido e sair pelo outro. Seu senso de valor próprio não pode ser ditado pelas opiniões de alguém cuja inteligência você nem ao menos respeita. 

16. Seja respeitoso sempre que possível. Isso pode parecer impossível frente a tanta estupidez, mas é precisamente por isso que você deve ser o mais respeitoso possível com uma pessoa que é profundamente idiota. Não vale a pena o desgaste.

17. Seja grato por todas as pessoas inteligentes e idiotas em sua vida. Lidar com idiotas no dia a dia fará você se sentir mais grato por todas as pessoas calmas, racionais e inteligentes que você conhece. E sobretudo trabalhará sua paciência e equilíbrio psicológico. Pense nisto!

Boa sorte e muita calma nesta hora,
Abraços,
Chris T. Millard

Fonte: http://pt.wikihow.com
Como Conviver Com um Idiota, de John Hoover, neste livro o autor oferece estratégias eficientes para que você conserve a dignidade (e a sanidade) mesmo ao lidar com as pessoas mais difíceis.

Como trabalhar para um idiota, aprenda a evitar conflitos com seu chefe. Do mesmo autor. Eu adorei, achei fantástico!!! De uma forma bem humorada, o autor nos leva a uma reflexão e mudança de comportamentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário