terça-feira, 11 de abril de 2017

Chega de preconceito!



Imagem: Tirinhas Armandinho por Alexandre Beck
https://tirasarmandinho.tumblr.com/










O preconceito e os preconceituosos sempre estiveram entre nós... Explicitamente ou através de pequenas demonstrações no dia a dia como piadinhas, apelidos jocosos e justificativas descabidas.

Não é nova a ideia de que o conservadorismo e o preconceito estão ligados umbilicalmente. Vários estudos já realizados já chegaram a essa conclusão. A novidade é que o posicionamento conservador e o preconceito podem estar ligados à baixa inteligência.¹ Quanto menos esclarecida é uma pessoa, maior possibilidade de ser preconceituosa.

Estudo feito por pesquisadores de uma universidade no Canadá, chegou a seguinte conclusão: adultos de baixo QI ou com dificuldades cognitivas tendem a ter atitudes conservadoras e preconceituosas como racismo, homofobia, misoginia (ódio de homens para com mulheres), machismo, preconceito de etnia e regional, intolerância religiosa, gordofobia, dentre outros preconceitos ridículos. O estudo foi dirigido pelos pesquisadores Gordon Hodson e Michael A. Busseri, do departamento de Psicologia e foi publicado pela revista Psychological Science.² 

Como disse sabiamente Gabriel Pensador "(...) E de pai pra filho o racismo passa, em forma de piadas que teriam bem mais graça se não fosse o retrato da nossa ignorância, transmitindo a discriminação desde a infância. E o que as crianças aprendem brincando, é nada mais nada menos do que a estupidez se propagando..."

Com a promulgação da Constituição que está em vigor, a prática do racismo passou a ser considerado um crime inafiançável e imprescritível. O crime de racismo consiste em praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional.

Se a orientação sexual do outro te incomoda tanto, está na hora de rever a sua orientação sexual... Segundo um estudo realizado em universidades nos Estados Unidos, foi revelado que as pessoas homofóbicas sentem atração por pessoas do mesmo sexo. Porém, como não se aceitam, sentem um conflito interno, e estes sentimentos confusos são explicitados por uma repulsa e ódio. Como já explicado pela teoria Freudiana os desejos reprimidos, são odiados e, por alguma razão, são inaceitáveis para a própria pessoa. Desta forma, o mecanismo de censura torna-se mais falho, permitindo assim que apareçam sintomas neuróticos e psicóticos, além de vários tipos de fobia, como a homofobia e misoginia.³


O combate a qualquer tipo de preconceito deve ser travado por meio da educação, civilidade e consequentemente atitudes. Educação é a premissa para a compreensão das diferenças. Nossas atitudes diárias devem ser pautadas pela civilidade e respeito às diferenças e afirmação da igualdade de direitos e deveres, independente de sexo, gênero, orientação sexual, cor, crença, situação econômica, região, tipo físico e por aí vai.

"(...) Respeitar o jeito de cada ser humano viver é o mínimo que todos deveriam fazer. Respeitar as diferenças e viver em harmonia é o que faria do mundo um lugar melhor, para viver..." É preciso respeitar o próximo. Quanto mais evoluída, educada, inteligente e civilizada uma pessoa é, menos preconceito ela tem. Fica a dica!

Avalie-se...
Chega de preconceito!

Abraços,
Chris T. Millard

Fonte:
¹ e ² https://livrepensamento.com Matéria 2013

³ Matéria Valdivino Alves Professor, Matemático, Contador, Bacharel em Direito, Psicanalista e Escritor. Autor do livro Conhecendo a Psiquê Humana, e pesquisador sobre Educação e Comportamento. Escreve semanalmente para a Revista Aprendizagem; Jornal da Cidade e JFC. Site: www.valdivinoalves.com.br

https://vestibular.uol.com.br Matéria sobre preconceito

http://www.educacional.com.br Reportagem sobre Preconceito

Nenhum comentário:

Postar um comentário