quarta-feira, 19 de abril de 2017

Como solucionar problemas?


Imagem: http://ruirocha.com ¹

"(...) Lutar contra o problema nem sempre é a melhor solução..." Rui Rocha


A resolução de problemas é uma das habilidades mais essenciais da vida. Não importa o que você seja ou o que você faça, é certo que enfrentará desafios e obstáculos ao longo da sua vida! E como você lida com tais desafios, muitas vezes, será um fator determinante no seu sucesso.

Há muitas maneiras de resolver problemas, e irá depender das variáveis: do prazo, das circunstâncias, das pessoas envolvidas, da sua experiência e habilidades, do seu conhecimento, da sua atitude e do sobretudo do tipo de problema enfrentado.

Se é um problema, é possível que tenha uma solução."(...) Se não há solução para o problema, então não perca tempo preocupando-se com isso. Se houver uma solução para o problema, então não perca tempo preocupando-se com isso." Dalai Lama
Veja estas dicas:

Passo 1: Aceite e enfrente o problema
Não ignore. O primeiro passo para melhoria de qualquer coisa é aceitar que você tem um problema! Ser honesto com você mesmo e com outras pessoas ajuda a eliminar ilusões e alinhar expectativas. Talvez não garanta que você definitivamente resolva ou corrija alguma coisa, mas já é um início. "Os fatos não deixam de existir porque são ignorados." Aldous Huxley


Passo 2: Organize as informações. Separe todas as informações relevantes que possui sobre o problema e organize-as para que consiga entender melhor a situação.

Passo 3: Escreva em palavras sobre o problema e possíveis soluções. Faça diagramas, esquemas, rabiscos, resumos e até desenhos se for o caso, mas trabalhe nele como se fosse um projeto. Relembre se já passou por algo similar, e como foi resolvido. Escrever é uma ótima maneira de desabafar e colocar os pensamentos em ordem. Fazer isso é muito simples, já que você pode escrever no computador, em um diário ou caderno comum

Passo 4: Porcione o problema. É um problema enorme? São vários problemas? Porcione, faça uma divisão. Muitas vezes o emocional junta tudo no mesmo pacote... E as vezes situações que nem são problemas agregamos ao problema real. Aprenda a filtrar e a dar o valor correto ao problema, não o supervalorize! 

Passo 5:  Peça ajuda... Divida com alguém! Conversar com pessoas de sua confiança, da família ou amigos é uma maneira de desabafar e encontrar uma alternativa. Essa pessoa pode ter passado pela mesma situação que você e oferecer experiência para ajudá-lo.

Passo 6: Identifique a causa
Ao admitir que tenos um problema precisamos identificar a causa. Tirar conclusões precipitadas pode até ser divertido mas nada substitui uma análise criteriosa, um pensamento claro e estruturado. 

Passo 7: Agir na causa
As melhores análises do mundo não vão valer o papel no qual estão escritas se não forem executadas. Mesmo assim, a ação em si ainda não é o bastante se você não tiver um planejamento. Agir sem planejar pode levar a um baixo desempenho!

Passo 8: Procure por Feedbacks!
Ainda não inventaram algo mais valioso que aprender com os erros. Não importa se você trabalhou muito nisso, se foi um esforço além do que esperava, você nunca conseguirá superar todos os obstáculos na primeira tentativa. Os feedbacks não precisam ser necessariamente comentários de outras pessoas, dados e números podem ser bem eficientes nisso.

Bom trabalho,
Chris T. Millard

Fonte:
Texto: Christianne T.Millard

¹ Imagem Internet Site Rui Rocha

Baseado na Publicação LAWTHER, James. Problem Solving: 4 Simple Steps to Success.
Artigo escrito por Monise Carla Bueno Auditora Líder ISO 9001:2015, editora do Blog da Qualidade e Especialista de Comunicação no Qualiex. Publicado no Site http://www.blogdaqualidade.com.br

Site para tudo: http://pt.wikihow.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário