sábado, 1 de abril de 2017

Como se livrar dos chatos...

Imagem: Internet Site Delas IG 2013
"Chatos falam demais e ouvem pouco"
Inconveniente, egocêntrico, egoísta, exagerado, repetitivo, insistente, dono da verdade e irritante. São essas as principais características de um chato. O chato destaca-se pela falta de bom senso e falta de sensibilidade no seu entorno e no ambiente. Normalmente não percebe sua "inadequação", pontua Denize Rubano, professora Faculdade de Psicologia da PUC São Paulo.¹

Como os chatos não olham para seu comportamento, não se percebem. Estão tão absorvidos no seu universo que são incapazes de notar como os outros reagem à sua presença, as suas insistências, aos seus questionamentos. Resumindo não percebem as reações à sua chatice.

13 dicas para contornar a situação, de forma elegante:

1. Quando um chato acredita que tem a razão, que ele está certo e você não. Como agir? Desista de argumentar. Ele não quer saber a sua opinião, ele quer que você aceite... O quanto antes você ignorar, melhor. Deixa a vida ensinar a ele...

2. Leve com bom humor esses momentos. O que se espera de um gato é que ele mie. O que se espera de um chato?! Releve, não vale a pena e o seu aborrecimento e nada vai mudar o comportamento da pessoa.


3. Observe e aprenda alguma lição. Nada acontece por acaso em nossa vida. Somos um ímã, atraímos para perto de nós o que precisamos para crescermos como pessoas...


4. Seja gentil, mas imponha limites e saiba falar não!


5. As vezes a pessoa tem algum motivo para ser chato. Você pode tentar entender, mas concordar já é outra coisa... Aquela história: explica, mas não justifica.


6. Com delicadeza, tente explicar a ele o que te incomoda, na tentativa de conviver... 


7. Se for o chato virtual é mais fácil ainda... Você pode pedir com jeitinho para o chato não postar determinadas situações no grupo, além de outras opções como bloquear a amizade ou não ver o que o "chatonildo" posta. Simples e prático!

8. Se você já tentou todas as alternativas; se esta pessoa não desperta o que você tem de melhor, ou te prejudica de alguma forma: Afaste-se.


9. O chato da vez é uma ex amizade? Um ex afeto e a pessoa insiste em fazer contato, chamar a atenção de alguma forma? Ignore... Use todos os recursos de bloqueios que existem. Se virar perseguição, chantagem ou coisa do tipo recorra a polícia!

10. Aqui estamos falando dos chatos inofensivos, aqueles que apenas nos chateiam. Mas se é um caso de psicopata ou sociopata disfarçado de "amigo chato", daí a dica para solução é: afaste-se enquanto é tempo. O caso é sério! E em algum momento você pode-se colocar em perigo de integridade física ou psicológica.

11. O chato quer fazer terapia por telefone, ao atender seja simpático, e já avise, desculpe não tenho muito tempo para falarmos... Diga com todo carinho: depois conversamos melhor.

12. O chato é pessimista. Dê um exemplo pior daquilo que ele está lamentando... E diga tudo tem seu lado positivo, diga para fazer uma reflexão... E protele o assunto...

13. Se o chato trabalha na mesma empresa, tente evitá-lo. Se for o chefe ou um colega do mesmo setor, é mais complicado. Tente conviver minimizando a chateação e mantendo o bom humor e limites. Caso não consiga conviver, mudar de setor ou empresa seja a solução.

"(...) Desejo, de coração, que você tenha muita saúde, sabedoria para se concentrar nas coisas realmente essenciais e que se livre dos chatos"...³"

Todos podemos ser pessoas melhores e menos chatos? Com certeza. Mas, depende de cada um querer ser melhor, evoluir de alguma forma. Isso se chama livre arbítrio, que deve ser respeitado profundamente..."² Mas o mais importante: a escolha é sua de conviver ou não com o chato.

¹Fonte: Frase no Artigo Delas - iG  http://delas.ig.com.br/comportamento Publicação original 2013

Abraços,
Chris T. Millard

Nenhum comentário:

Postar um comentário