sexta-feira, 16 de junho de 2017

Ciúmes... Pode ou não pode?!

Imagem: Internet
"A diferença entre um remédio e um veneno está só na dosagem". 
(Paracelso – Médico e físico do séc. XVI).

Assunto da semana: Fulana de tal, famosa, fez cenas de ciúmes para o Beltrano em público... E a situação rende uma semana de comentários... Ciúmes?! Todo mundo tem?! Quem ama tem?! Qual a quantidade saudável?

A primeira coisa a considerar, é que somos emoção e razão... E isto configura as nossas atitudes... Não é problema sentir ciumes, o problema é como você age a partir dos ciumes... Em quem você se transforma? Qual é a sua natureza?

Todos passamos por situações ciumentas ou cenas de ciúmes, algumas partilhadas com o companheiro(a), outras sofridas em silêncio. O ciúme é um sentimento inato à natureza humana e, embora seja quase sempre conotado negativamente, existem formas positivas de lidar com os ciúmes.

1. Ciúmes x amor
Se ao observar o seu companheiro(a) conversar com outra pessoa extremamente atraente, a cena despertar sentimentos ciúmes em você. Isto em si não é um problema. Problema sera fantasiar coisas e perder a cabeça e a noção. Porquê deixar que os ciúmes se transforme em algo negativo como uma cena ou discussão desagradável? Mostre seu amor em atitudes positivas o quanto a pessoa é importante para você!

2. Ciúmes x mais empenho na relação
Transforme os ciúmes em mais empenho e dedique-se mais à sua relação, começando por comunicar as suas necessidades ao seu companheiro(a) e pedindo que ele/ela faça o mesmo.

3. Ciúmes x Autoestima
Os ciúmes não só criam sentimentos de frustração, raiva e insegurança no seio de um casal, como podem abalar a nossa própria autoestima. Independentemente do tipo de ciúme, utilize-o como um incentivo para cuidar mais de si, para crescer e ser uma pessoa melhor, no nível físico, mental ou espiritual.

5. Ciúmes x Gestos de carinho
Quem se sente amado, acarinhado e satisfeito em todos os aspectos, dificilmente sente aqueles ciúmes avassaladores, porque está bem e sente-se seguro na sua relação. Transforme os ciúmes em gestos de carinho, em palavras positivas e crie mais amor na sua vida a dois.

Algumas atitudes que podem ajudar:
Colocar-se no lugar do outro, ou pedir ao companheiro que coloque-se em seu lugar a fim de imaginar como é a vida da pessoa que é vitima constante de acusações infundadas,

Reconhecer e admitir as suas qualidades e perceber que se elas não fossem encantadoras, o outro não teria motivos para estar com você;


Adquirir maior autoestima, confiança e segurança;


Conversas a dois. O respeito, a confiança e a comunicação representam a base de qualquer relação a dois...

Importantíssimo: Procure ajuda médica e psicológica quando a patologia estiver caminhando para níveis muito avançados e atrapalhando sua relação...


caso você esteja sendo vítima de agressões físicas ou ameaças de qualquer espécie, procure ajuda ou denuncie o seu parceiro (ou parceira). Nao fique em um relacionamento abusivo. Ninguem merece isto! 

Nem todas as pessoas sabem lidar bem com os ciúmes, até porque essa é uma emoção que faz parte da natureza humana. Se é o seu caso e em vez de fazer cenas ridículas e lamentáveis, (se expondo e expondo ao outro aos delírios e devaneios da sua imaginação) falando e fazendo coisas que certamente você vai se arrepender mais tarde, procure ajuda médica! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário