terça-feira, 13 de junho de 2017

Como arrumar a mesa almoço ou jantar?

Neste caso montagem para o dia a dia. A montagem mais simples de todas: Para um prato único a ser servido. O garfo poderia estar ao lado direito juntamente com a faca.

Imagens: Internet
Sugestão para servir como entrada uma sopa ou creme, segundo prato salada e a colher de chá serve para o molho da salada e o garfo e faca mais próximos ao prato, para o prato principal.
Recebi vários emails e mensagens no "WhatsApp", pedindo ajuda para arrumar uma mesa romântica para o dia dos namorados, mas que fosse fácil de montar e bonita ao mesmo tempo. Respondi todos e ajudei para que cada mesa tivesse um toque de romantismo e se adequasse as pecas que cada um tem em casa. 

Para arrumar uma mesa perfeita é necessário definir o estilo do jantar. O estilo, aforma de servir os pratos, as loucas vão ditar se o jantar é  formal ou despojado e a partir dai devemos escolher a decoração. Tenha certeza que uma mesa bem posta é um carinho que fazemos conosco e com os demais convidados...



Como organizar a mesa ?
1.Básico :
Prato no centro do jogo americano, em frente a cadeira.
Talheres a direita do prato e abaixo do copo sendo: Garfo a esquerda e faca a direita com o corte voltado para dentro, se tiver sopa ou creme ficara a direita após a faca.
Os talheres de sobremesa ficam em frente do prato, acima. Se a sobremesa for mousse, sorvete ou salada fruta use a colher. Se for comer frutas em pedaços coloque o garfo.
Copo acima e a direita do prato .
Guardanapo de papel dentro do prato ou ao lado do garfo.Você também pode deixar o guardanapo de papel no porta guardanapo.


Detalhes que fazem toda a diferença:
Aposte em uma toalha de mesa limpa, jogos americanos ou sousplat de materiais mais simples (aquele prato grande raso debaixo do prato que sera utilizado).

Disponha os alimentos na mesa em travessas ou panelas desde que estejam lindas, bem cuidadas e elegantes.

Porta azeite limpo e sem marca de gordura pode ir à mesa, ou um vidro de azeite apoiado em um pratinho. Assim como o saleiro.

Jarras e copos coloridos estão super em alta, inclusive de acrílico de boa qualidade. As jarra com porta gelo interno mantem o suco sempre geladinho. Sim, pode ser de acrílico!

Panelas de cerâmica, esmaltadas e de vidro são lindas e podem sim, ir à mesa.
Um toque de cor?!Claro que pode! Pratos e travessas coloridas estão super acessíveis. Escolha um estilo e uma gama de cores... 

Você costuma usar taças diariamente? Se sim, lembre-se que elas vão ao lado direito, seguindo a sequência de dentro para fora: taça ou copo de água e depois a taça de vinho. E para jantares do dia a dia, evite as tacas muito decoradas. Prefira as mais básicas e simples. 

Para jantares mais formais sigam nossas dicas em um próximo post!

Abraços,
Chris T.Millard
Equipe Sofist Etiqueta

Nenhum comentário:

Postar um comentário