quinta-feira, 22 de junho de 2017

Etiqueta no Trabalho!

Imagem: http://www.corems.org.br
Seguem algumas regras básicas no ambiente de trabalho.

Pontualidade: Neste quesito nem falamos em etiqueta, e sim, em obrigação. Chegar antes do horário é um habito de pessoas elegantes e profissionais... Lembre se disto... Não existe desculpas para possíveis atrasos. Se você mora em uma localidade quem tem transito, saia de casa com antecedência. Tenha planejamento para não ser necessário usar desculpas...

Você não pode e não deve chamar seu cliente por apelidos carinhosos. Nunca! Respeito é bom e todo mundo sai ganhando.

Roupas discretas, sem modismos. Não use nada de sensual e cuidado com maquiagem e perfumes, que deve ser o mais discreto possível!

Para homens: Prefira ternos escuros e discretos. Gravatas também, a mais discreta possível. A meia é uma extensão da calça, deve ser da cor da calça ou dos sapatos.

Nunca se esqueça de que a primeira impressão é a que fica!

Tenha sempre cartões profissionais disponíveis, para possíveis trocas e apresentações.

Porta aberta, não significa "entre": Pare em frente a porta, sorria e peça licença. Ao ser autorizado entre, cumprimente com um "bom dia" ou expressão adequada para o horário.

Ao conversar olhe nos olhos. 

Aprenda a ouvir.

Não se distraia durante a conversa... Inclusive guarde o celular na bolsa ou bolso. Se for atender uma chamada, peça licença e atenda somente as urgentes, seja o mais breve possível. Rede social nem pensar!!!!

Ao ser apresentado a alguém, não fique sentado. Levantar ajuda a estabelecer a relação e sua presença. Caso seja pego desprevenido e não puder levantar, incline-se para a frente para indicar que, se pudesse, levantaria.

O aperto de mãos. Lembre-se o anfitrião ou o profissional no cargo mais alto, independentemente do sexo, deve estender a mão primeiro. Se for durante uma refeição, não se usa pegar na mão da pessoa.

Só diga "obrigado" uma ou duas vezes durante a conversa. Se você começa a agradecer muito, fica parecendo desamparado e necessitado. Há regras também para notas de agradecimento. Precisam ser enviadas dentro de 24 horas e separadamente para todos que você quer agradecer. 

Deixe o celular no bolso. É evidente que vai levá-lo para onde quer que você vá, mas o recomendado é resistir à tentação de checar suas notificações — por mais discreto que você acredite ser, o movimento é perceptível e indelicado. Nunca deixe o aparelho em cima da mesa.

Nunca puxe a cadeira para alguém. Tanto homens quanto mulheres podem puxar suas próprias cadeiras. Na hora de sentar não cruze as pernas. 

Aponte com os dedos juntos. Indique o que quer mostrar com a mão espalmada, e dedos juntos. Se você aponta com o dedo indicador, fica parecendo agressivo.

Na hora de mandar um e-mail, cheque o destinatário, nunca mande mensagem spam ou para vários destinatários ao mesmo tempo. Mande como oculto. Nada mais desagradável do que perceber que a mensagem foi enviada para toda uma lista. Escreva em letras minusculas.

Almoço, jantares: Divida pães com as mãos. Você nunca deve usar faca para cortá-los em um jantar de negócios. Não peça nada muito caro, se for o convidado. E pague a conta, se foi você que convidou. Pode ter bebida alcoólica sim, mas com moderação e o pedido deve partir de quem convidou. Não empurre ou empilhe os pratos. Você não é o garçom! Ao final das refeições, você não deve pedir as sobras para viagem. 


Lembrou mais alguma coisa? Conte para a gente...

Abraços,
Chris T. Millard

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