segunda-feira, 28 de maio de 2012

Muito mais que um alô...

Imagem: Começou dia 20 de maio a Call Parade uma parceria entre a Toptrends (CowParade) e a Telefônica Vivo. Um evento de rua que consiste em uma exposição coletiva de  divertidos "orelhões", por artistas paulistas. Veja mais: http://callparade.com.br/galeria-de-fotos/


Ter bons modos ao ligar ou atender seu telefone, seja em casa ou no trabalho, faz toda a diferença... Tanto o telefone residencial, comercial ou celular podem ser uma arma à disposição da deselegância. Algumas regrinhas básicas:

1. Horários:
Telefone residencial: Evite ligar antes das 9h, entre 12h e 14h e após as 22h. É evidente que esta regra é flexível para os mais íntimos. A pessoa deve dar esta liberdade de horários. Se os amigos são aficcionados de televisão, evite ligar no horário dos noticiários, programas, séries e novelas. Ligação para o exterior? Consulte o fuso horário antes de fazer a chamada.

Telefone comercial: horário comercial

Celular: Depende do grau de intimidade.

2. Evite incomodar profissionais da saúde (salvo urgências), executivos (salvo autorização) nos celulares, faça a ligação somente se realmente for uma emergência.

3. O telefone tocou? Atenda o quanto antes.

Fixo: A pessoa solicitada não pode atender? Anote o recado para ela. (Nome, assunto, data e hora e se possível o contato para retorno)
Celular: Se você está ocupado, não peça para outros atenderem o seu celular. Retorne quando puder.

4. Não atenda no banheiro, comendo ou deitado. A voz fica "estranhamente" esquisita.

5. Quando ligar, pergunte se a pessoa pode atender naquele momento. Não faça a brincadeira boba da adivinhação... Sempre alguém fica em uma "saia justa"!

6. Se precisa de um favor, não deixe recado, fale diretamente com a pessoa.

7. Aquele que atende diz "alô", quem ligou deverá saudar, se identificar pelo nome e pedir "por favor" para falar com a pessoa.

8. É deselegante deixar o celular na mesa de refeição ou reunião, deixe no bolso e somente no vibracall.


9. Você ligou e a pessoa não atendeu, deixe recado e aguarde o retorno. Simples assim!

10. Tire os toques engraçadinhos, as músicas do momento e deixe sempre no vibracall.

11. Quem ligou, desliga... Nunca em hipóstese alguma, mesmo com motivos, mesmo em uma discussão desligue o telefone "na cara da pessoa". Você precisa se despedir antes ou finalizar o assunto.

12. Sim, você tem todo o direito de bloquear uma pessoa para esta nunca mais ligar.

13. Você prometeu ligar? Seja educado e ligue!

14. Dica da Isabella: Cuidado com o tom de voz e assuntos... A ligação é sua e o assunto apenas entre duas pessoas e não um pronunciamento...

Abraços,
Chris Millard

3 comentários:

  1. Amei, Chris! Etiqueta é tudo em qualquer ocasião! Mas num mundo onde falta ética, imagine etiqueta então? Salve-nos Chirs!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Faltou falar pra não ficar falando muito alto em lugares públicos e falar sobre o que não precisa ser dito pelo telefone em locais públicos, né... já vi/ouvi tantas barbaridades!

    ResponderExcluir
  3. Isabella é verdade! Muito boa lembrança... Obrigada, beijo...

    ResponderExcluir