quinta-feira, 22 de março de 2012

Quando a mentira vira doença

 "O mentiroso é um fantoche das suas próprias mentiras" por Chris Millard
"Que vantagem têm os mentirosos? A de não serem acreditados quando dizem a verdade."Aristóteles

"Dentre os mais dignos predicados de um homem está o de saber dizer a verdade." Renato Kehl

A mentira é um assunto sério quando se transforma em doença e/ou transtorno (a compulsão por mentir). Existem pelo menos duas doenças da mentira que são: a pseudolalia e a mitomania. E em um grau mais perigoso a sociopatia que tem como base mentiras.

A pseudolalia é o vicio compulsivo de mentir ao ponto do doente mentir por mentir sem perceber que o que está dizendo é uma mentira, muitas vezes ele mesmo se convence das mentiras que está expressando como verdades e não como mentiras. É o prazer em mentir, passa a ser uma prática de mentira compulsiva resultante de um longo vício de mentir.

Já a Mitomania ou mentira obssessivo-compulsiva é a tendência patológica mais ou menos voluntária e consciente para a mentira. As pessoas não conseguem se relacionar sem, nas suas conversas, inserir fatos, situações que nunca aconteceram ou pessoas que nem existem. O mitomaníaco tem assuntos em específicos e mente para alcançar fins únicos e práticos que buscam suprir aquilo de que lhe falta, ou seja, que ele não tem e sente que precisa ter, como é o caso de um mitomaníaco que cria uma estória para impressionar e com isso adquirir respeito e admiração.

São muitas as possíveis causas para a pessoa se tornar uma mentirosa compulsiva: necessidade de aceitação e atenção, cleptomania, bulimia, dependência química, angústica, TOC, depressão, pós depressão, e em alguns casos específicos de transtorno Bipolar e na sociopatia*. É uma fuga da realidade que eles vivem. Geralmente são vítimas de violência, trauma do passado, baixa autoestima, vergonha, dificuldade de aceitação na sociedade/ grupos e vários tipos de dependências.

É uma doença que prejudica a eles próprios e quem convive com eles. Apesar de todos os transtornos causados em função das mentiras, "normalmente" estas pessoas não tem a intenção de prejudicar alguém.

Mas nos casos de sociopatia é ainda pior, pois mentem com objetivos específicos. Ao contrário dos mentirosos acima, eles não sentem prazer apenas em mentir, mas tem a intenção de prejudicar alguém ou se promover, tudo de forma consciente e premeditada. O mentiroso "padrão" é facilmente identificado, já os sociopatas quase nunca.

Conviver com a pessoa com este distúrbio não é fácil, demanda muita paciência e sensibilidade para discernir o que é fato e o que é mentira. A pessoa vira um escravo das suas mentiras, um fantoche... É muito difícil mudar este hábito sendo necessário intervenção psicoterapêutica e psiquiatrica.

Fonte: Wikipédia
Site psiqweb: http://www.psiqweb.med.br/
Texto: Chris Millard

Nenhum comentário:

Postar um comentário