sexta-feira, 23 de março de 2012

O poder das cores!

Quadro por Guido Boletti renomado artista plástico italiano que expressa pela forma e cor a musicalidade de cada quadro.
Site: http://www.guidoboletti.net
Conforme a frequência as cores causam estímulos diferentes. Seja na decoração, na moda, na publicidade ou até mesmo para fins terapeuticos. Esta prática da utilização das cores com o objetivo de harmonizar o corpo é a cromoterapia e é utilizada pelo homem desde as antigas civilizações. O cientista alemão Johann Wolfgang von Goethe, no século XVIII, pesquisou e confirmou que as cores têm influência nas pessoas.
Fonte: Wikipédia

O significado das cores:
Vermelho: Transmite energia e vigor. Cor de todas as paixões, do amor ao ódio simboliza sensualidade, calor, agressividade, sangue, fogo, revolução, ação, força, desconfiança, destruição, raiva. Aumenta a atenção, é estimulante.

Laranja: É a cor da alegria. Usada para dar mais vida a uma atitude. É antidepressiva, promove a boa digestão, rejuvenesce e vitaliza. Estimulante para os tímidos e tristes. Simboliza entusiasmo, exaltação, alarme, força ativa, energética, radiante e expressiva. 

Amarelo: Pode encorajar o nervosismo e a incerteza. Desperta novas esperanças. Para muitas culturas representa calor (sol) ou o poder(ouro). Simboliza inteligência, comunicação, força, alegria, vontade, inveja, ira, arrogância.

Verde: Associada afetivamente a paz, natureza, saúde, abundância, tranquilidade, equilíbrio, esperança e juventude indica versatilidade, simpatia e renovação. Reduz a tensão e oferece uma sensação de repouso conforme a tonalidade.

Azul turquesa: Reanimadora e refrescante, calmante e suavizante.

Azul: Extremamente relaxante, traz paz. Está associada a frio, céu, gelo, a intelectualidade, serenidade, infinito, meditação, solidão, fidelidade, beleza. É neutralizante nas inquietações do ser humano.

Violeta: Traz equilíbrio da consciência, divindade e estabilidade. Eleva a autoavaliação e a autoestima. É a cor da prudência, remete a sabedoria, filosofia, sofisticação e contemplação. Simboliza o emocional e espiritual.

Magenta: Leva à consciência espiritual, auxilia como equilibradora emocional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário