terça-feira, 27 de março de 2012

Exposição nas redes sociais!

Imagem: Internet
"Uma rede social é uma estrutura social composta por pessoas ou organizações, conectadas por um ou vários tipos de relações, que partilham valores e objetivos comuns. É o compartilhamento de informações, conhecimentos, interesses e esforços em busca de objetivos comuns." (Fonte wikipédia)

As redes sociais são como um livro mais ou menos aberto, pois os dados, os contatos, as relações, as informações e consequentemente a exposição são responsabilidade da própria pessoa. São muitos os benefícios como divulgar/vender um produto e/ou serviço, conhecer pessoas, reencontrar os amigos, iniciar relacionamentos, criar oportunidades de negócios e até arrumar um trabalho, mas tanta exposição pode ser fatal...

Os cuidados básicos:
Regra básica: Foto de perfil deve ser individual, estilo 3x4. O seu perfil é pessoal.

1.Evite excessos! (De amor, de ódio, de sensualidade, de exposição, etc...)

2. Fotos no perfil (de rosto) e que identifique você...

3.Cuidados com as fotose postagens polêmicas, podem passar uma imagem diferente daquela que você gostaria... Ou até mesmo constrangimentos de toda espécie, além de ação judicial!

4.Tenha cautela ao adicionar pessoas, cuidado com quem você divide informações.

5.Atenção ao fazer check-in, alguém poderá segui-lo.

6.Cuidado ao marcar pessoas nas fotos, expor o outro é uma tremeda falta de delicadeza.

7.Brigas por redes sociais? Jamais! Resolva pelos meios judiciais se for o caso, mas não exponha pessoas ou empresas sem antes tentar resolver "pessoalmente". Ameaça, injúria, coação, difamação, calúnia mesmo que pelas redes sociais são crimes!

8.O status do seu pretendente é "comprometido", desista ou aguarde a mudança do status. Simples assim!

9.Cuidado ao receber e-mails que solicitam dados. Nem a receita Federal e nem os bancos  solicitam por e-mail seus dados. Fique atento, todo cuidado é pouco...

10.Desnecessário e deselegante postar fotos de acidentes, mortes, aborto, animais degolados e uma série de fotos deprimentes para protestar sobre algo. Denuncie, mas não compartilhe.

11.Se não tem vínculo com a pessoa, não justifica mantê-la nos amigos... Basta cancelar a amizade. (Horrível ver as terríveis alfinetadas e indiretas nas redes sociais!)

12. Namorados e apaixonados não é necessário fazer um facebook/ álbum estilo lua de mel. O status é "relacionamento sério/ casado" que ótimo... Mas não exagere, por favor!

13. Paquerar pelas redes sociais? Claro que pode! Porém há prós e contras em cada ferramenta virtual... Mas este é um assunto para próximo post!

Abraços,
Chris Millard

Facebook: Sofist Etiqueta
Twitter: @sofistetiqueta

Nenhum comentário:

Postar um comentário