sexta-feira, 16 de março de 2012

O que é vício?

Imagem: Blog http://casadoquengo.blogspot.com/ publicação fevereiro/2012
"A virtude é quando se tem a dor seguida do prazer; o vício, é quando se tem o prazer seguido da dor.” Margaret Mead

"Os nossos maiores inimigos existem dentro de nós mesmos: são os nossos erros, vícios e paixões." Marquês de Maricá 

"A virtude é difícil de se manifestar, precisa de alguém para orientá-la e dirigi-la. Mas os vícios são aprendidos sem mestre." Sêneca

Vício (do latim "vitium", que significa "falha" ou "defeito") é um hábito repetitivo que degenera ou causa algum prejuízo ao viciado e aos que com ele convivem. O termo também é utilizado de forma mais amena, como por exemplo, viciado em chocolate, viciado em redes sociais, viciado em trabalho, viciado em mentir, vício por jogos, por compras e muitos outros... Mas para mim, vício é vício e ponto final. Precisa ser tratado, seja com orientação psicológica, acompanhamento médico psiquiátrico, medicação e em último caso até internação.

Karl Bunn resume a diferença entre desejo e vício. "O desejo anda de mãos dadas com o apego; o desejo cria o apego, o apego cria o vício, o vício ou a repetição cria e alimenta o ego..." Ou seja o vício é a repetição descontrolada do desejo.
 
Eu, você, ou seja todos nós temos alguns vícios, mais ou menos nocivos, em alguma determinada época da vida. O início do vício muitas vezes vem camuflado pela "aceitação social". É o fumar, beber socialmente... É tomar o remédio para dormir que é tendência, sem nenhum controle ou prescrição médica. Comer chocolate o dia todo, comprar compulsivamente... O alcoolatra de hoje pode ser aquele que só experimentava no copo do outro... É passar 5 horas em redes sociais e achar que é um tempo normal. É ter mais amigos e contatos virtuais do que pessoas a sua volta. É fumar 24 cigarros em um único dia, ou seja praticamente 1 por hora... E muitos outros exemplos em que acontece a degradação da pessoa por dependência/compulsões por situações ou coisas.O vício tira a paz, a saúde física e mental e tudo de bom que a pessoa tem.

Além do meio que vivemos com todos os desafios (pressões, cobranças, perdas, estresse, falta de tempo, etc) ainda temos a carga genética (pesquisas mostram que pessoas que tem familiares viciados ou com algum transtorno psicológico podem se tornar dependentes) e também a influência do outro... Em determinados momentos não sabemos se os vícios são a causa ou a consequência dos "desvios" psicológicos e/ou de conduta. Mas sabemos que o vício seja qual for é uma prisão em que o prisioneiro nem percebe sua condição.

O motivo que leva ao vício precisa ser identificado para então mudar os hábitos que nos escravizam, isto é primordial. O programa  "Os 12 passos" praticado pelo AA é um dos programas mais completos que já vi e pode ser usado para todos os tipos de dependências. A próxima análise é saber se por si só conseguimos nos libertar do vício ou dependência apenas com mudanças de atitudes ou se é necessário ajuda médica especializada. Procure ajuda enquanto é tempo... Nascemos para ser felizes e sobretudo livres.

Onde conseguir ajuda?
Linha de ajuda Narcóticos Anônimos MG BH (31) 99684-3223
Site:  www.na.org.br

 Alcoólicos Anônimos - AA
Site:  www.alcoolicosanonimos.org.br

Fumantes Anônimos  - FA
Site: www.fumantesanonimos.com.br 

Centro Utilitário de intervenção e Apoio aos Filhos de Dependentes Químicos  - CUIDA
Site: www.cuida.org.br 

Grupo de Mútua Ajuda para Familiares de Dependentes Químicos NARANON
Site: www.naranon.org.br 

Amor Exigente  - FEBRAE
Site: www.amorexigente.org.br 

Fonte: Wikipédia  
Texto: Chris Millard

Nenhum comentário:

Postar um comentário