quarta-feira, 21 de março de 2012

Como sobreviver a perda de um amor

"Vale a pena se doar a um amor recíproco e vale esquecer o que não vale mais a pena. Vale o amor dos amigos, da família e dos momentos bons." (autor desconhecido... Frase no perfil do querido Augusto Duarte)

Quem nunca passou por esta perda, não sabe o que é amor... mas como na vida tudo passa, seguem dicas para passar o mais rápido por este momento e voltar a ser livre e feliz. Estas dicas são aplicáveis para todas as relações de amor incluindo as amizades... Se você já tentou, já deu chances e vive apenas com promessas e falsas esperanças, se o respeito pelo outro já acabou está na hora de amar-se em primeiro lugar e começar sua recuperação.

Os Estágios da Recuperação:
1ºEstado de choque: a pessoa fica anestesiada
2ºNegação: “ eu não acredito” , “isto é um pesadelo”
3ºRaiva: “ele não presta, nunca prestou”
4ºDepressão: “eu não mereço” , “oh! Vida”
5ºAceitação: esta é uma fase na qual a pessoa reencontra a paz e se liberta da dor

Como sobreviver a um amor Perdido:
(Baseado no livro Amar é Preciso de Maria Helena Matarazzo.)
1. Aceite a Perda. Reconheça o estado de choque; a sensação de que tudo não passa de um pesadelo.

2. Sentir dor após uma perda é normal, prova que você esta vivo, mas a dor não é um poço sem fundo. Não negue ou disfarce a dor, porque mais cedo ou mais tarde ela reaparece. Viva esta etapa da recuperação e não prolongue mais que o necessário.

3. Quanto maior a perda, mais tempo você levará para sarar. A dor emocional é igual ou maior do que a dor física; e o pior ela é invisível. Sinta saudades, sinta a falta, mas não tente buscar remexendo no passado (olhando fotos, buscando informações ou ligando.)

3.1 Cuide-se com amor. Boas horas de sono, alimentação saudável, pensamentos construtivos, boas cias, bons livros, cinema, teatro, atividades físicas (Caminhada, academia, pilates, Yôga, artes marciais e tudo que faça bem para seu corpo), ocupe seu tempo e sua mente. Passe longe do álcool e demais drogas.

4. Apaixonar e desapaixonar: É uma escolha. Um não para o outro, as vezes pode ser um sim para você.

5. Procure o apoio dos outros, não se isole. Não tenha medo ou vergonha de pedir ajuda para amigos ou terapeutas.

6. Os finais de semana são os piores seguido de feriados e os aniversários então programe-se com antecedência; e faça coisas que lhe agradem, para não ser inundado por lembranças dolorosas do passado, mais conhecida como operação tortura.

7. Tome o mínimo de decisões possíveis. Sua mente não estará muito clara, adie o mais possível decisões importantes. Evite mais mudanças.

8. Reafirme suas crenças. Elas podem incluir crenças religiosas ou conceitos filosóficos nas quais você deposita sua fé.

9. Aprenda a lamber suas feridas emocionais. Vá descobrindo como se consolar.Atenha-se a rotina do seu dia a dia e melhore ainda mais. Não pense no amanhã, viva um dia de cada vez...

10. Rodei-se de coisas vivas (plantas, animais e pessoas) que necessitem de cuidados e viva! Celebre a vida. Se você ainda está com mal estar físico e psicológico, depressão, tem pensamentos suicidas ou de vingança, busque ajuda de um profissional o quanto antes.

Fonte: Livro Amar é preciso, Editora Redord Rj de Maria Helena Matarazzo é socióloga e sexóloga com especialização em terapia individual e de casais e mestrado em educação sexual. Ex-consultora da Unesco, realiza palestras por todo o país. (Adaptado por Chris Millard em março/2012)
Texto na íntegra: http://mhmatarazzo.sites.uol.com.br/solucoes.html
 
Indico também: Vai valer a pena de Joaquim M. Quintino Aires
Nove mulheres reais, em diferentes momentos das suas relações. Três que sofrem em silêncio, três que decidiram libertar-se de relações dolorosas e três que encontraram a felicidade depois da separação. O livro conta a história do sofrimento, da esperança do amor…

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Claro Polly... Com certeza, aquele ditado se estiver escrito, será. Mas amor verdadeiro não fere, não machuca e sobretudo respeita. Como sempre digo o par ideal é aquele que desperta o que você tem de melhor. E quando encontramos o "verdadeiro amor" não é o tempo ou a distância que vai atrapalhar. ;) Beijos, Chris Millard

    ResponderExcluir
  3. Chris, parabens pelo post! Há um ano saí de um relacionamento de 10 anos, hoje, lendo seu post consigo concordar com você e percebo que quando estamos embuídos nos sentimentos do passado não conseguimos enxergar tudo o que estamos vivendo. É necessário uma libertação. Depois de ter passado por tudo isso me sinto bem melhor. Obrigado por me fazer pensar sobre aquela fase!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gleidson esta é a vida, tudo passa. Que bom que você consegue olhar para o passado e ver apenas uma cicatriz. Obrigada por seguir nosso blog! Abraços, Chris Millard

      Excluir